Apesar do ainda elevado volume, a produção brasileira na safra 2019/20 deve apresentar um pequeno recuo em relação à safra passada. As últimas estimativas da Agroconsult, consultoria especializada em agronegócio, indicam que a segunda safra (milho safrinha) deve chegar a 72,2 milhões de toneladas.

Assim, somada à produção de verão, estimada em 26,9 milhões de toneladas, a produção total de milho do Brasil deve ficar em 99 milhões de toneladas, pouco abaixo das 103 milhões de toneladas da safra 2018/19.

Mas, já projetando a próxima safra, as expectativas são muito boas, com alguns cenários sendo desenhados positivamente. Mas é certeza que muitos agricultores vão continuar investindo em alta tecnologia, tal como as sementes de milho NK, que garantem alta rentabilidade, genética e tecnologia.

Fatores climáticos afetam a produtividade do milho

Na safra 2019/20, dados da Agroconsult indicam que o agricultor brasileiro não atingirá a produtividade esperada. Isso ocorrerá em razão dos fatores climáticos adversos enfrentados em algumas regiões produtoras como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Essas regiões foram afetadas no momento ideal de definição de potencial produtivo pela seca e isso poderá impactar em uma possível redução da estimativa de produção para essa safra”, garante Karime Nahass, Gerente de Produto Milho para o Brasil e Paraguai.

Por outro lado, quando considerados a safrinha do Mato Grosso, nossa gerente de produto milho indica que essa foi uma região que não sofreu tanto com os impactos climáticos.

Os produtores da região conseguiram plantar a soja e o milho dentro da janela ideal de cada cultura. Assim, o que podemos esperar é que com o aumento de área, o produtor do MT tenha produtividades semelhantes ao do ano anterior, dando uma equilibrada nessa relação”.

Sementes de milho NK: escala tecnológica em prol da máxima produtividade

O avanço tecnológico é e continuará sendo um dos grandes aliados da produtividade do milho. Neste cenário, a marca NK representa um dos avanços que mais vem contribuindo ano a ano com a agricultura do Brasil e mundial.

Karime Nahass explica que a NK oferece híbridos com alta tecnologia e alta genética, permitindo que o agricultor produza mais em um mesmo hectare de milho. “A marca NK vem contribuindo ano a ano com a agricultura do Brasil e mundial oferecendo híbridos com alta tecnologia e alta genética, o que propicia o agricultor a produzir mais em um mesmo hectare de milho. Essa escala tecnológica permite ao agricultor a agregar mais produtividade e consequentemente mais rentabilidade no seu negócio.”.

Neste cenário, nossa gerente de produto explica também que a NK contribui inclusive com um melhor enfrentamento de problemas climáticos que podem ocorrer em algumas regiões do país.

Um dos grandes exemplos e destaque de que a NK está agregando e facilitando cada vez mais a vida do agricultor, está relacionado ao enfretamento climático, onde a NK tem o híbrido NK522VIP3. Este híbrido que tem uma certa tolerância ao estresse hídrico faz com que o agricultor proteja sua produtividade.

A foto abaixo representa o início de estágio desse híbrido quando comparado a um competidor. “Pela foto podemos notar a diferença de comportamento de stand e tamanho dos dois híbridos lado a lado, onde é notório a superioridade do nosso híbrido.”, completa Karime.

Comparativo NK vs Competidor

Segundo nossa gerente, esse é um dos exemplos de como a marca está inovando e trazendo cada vez mais soluções, sejam elas genéticas e/ou biotecnológicas. “Cada vez mais a marca NK estará investindo em pesquisa e desenvolvimento que irão de encontro as necessidades latentes dos nossos agricultores”, explica. 

Temos expectativas promissoras para a próxima safra

Mesmo com a pequena redução na safra 2019/20, as expectativas para as safras de milho seguintes são bastante promissoras. Neste contexto, Karime Nahass acredita que alguns cenários já estão se desenhando positivamente:

  • Comercialização: Diferentemente da safra anterior, o produtor já comercializou aproximadamente 20% da Safra 20/21. “Quando avaliamos a comercialização de grãos, o agricultor se antecipou. Ou seja, nos anos anteriores nesse mesmo momento, o produtor ainda não tinha comercializado nada nessa época”, explica Karime.
  • Área: “A perspectiva de aumento de área continua em uma crescente importante, principalmente quando falamos do mercado e das regiões de milho Safrinha.”
  • Relação Oferta e demanda: Karime acredita que a relação entre a oferta e a demanda mundial estará mais ajustada. “Esse ajuste faz com que exista uma melhor sustentação dos preços do grão”, complementa.

Podemos afirmar que o agricultor vai continuar investindo em alta tecnologia e continuará realizando seus negócios. “O agricultor conseguiu comercializar grande parte dos grãos com um preço de commodity muito interessante, principalmente quando comparada ao ano passado”, finaliza Karime.