Importante para o agronegócio do Brasil, em especial pelas diversas formas de sua utilização, o milho é utilizado desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia, e os resultados positivos com esta cultura nos últimos anos são provenientes dos investimentos em tecnologia e em práticas de manejo. 

Mesmo assim, em muitas situações, é necessário combater ameaças mais resistentes e que comprometem o desenvolvimento da cultura. É o caso dos percevejos, pragas-chave que causam danos econômicos significativos e podem atacar o milho ao longo de todo o ciclo.

Esses insetos causam grande impacto na qualidade dos grãos e no rendimento, já que sugam a seiva da planta, que estagna o crescimento.

Prevenção ao ataque dos percevejos

Se controlados no início do ataque, os prejuízos causados pelos percevejos podem comprometer até 30% da lavoura. No entanto, quando não ocorre o controle imediato, as perdas podem ser totais exigindo, em alguns casos, até mesmo o replantio da cultura.

Devido ao seu comportamento, a identificação desses insetos na lavoura é difícil, já que o percevejo pode sobreviver nos restos culturais da safra.

Entre as espécies mais comuns na cultura de milho, estão:

  • O percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus), que causa danos na lavoura por conta da alimentação dos adultos e ninfas, que consomem as plântulas. Durante o ataque, eles fazem as folhas centrais murcharem e secarem completamente. Além disso, promovem alterações fisiológicas na planta, interferindo no limbo foliar, causando até o super perfilhamento;
  • O percevejo-marrom (Euschistus heros), que pode atacar a lavoura no período de entressafra e que causa danos em especial entre os estágios V1 e V5 do milho, momento em que o controle é crucial e determinante para a dimensão que os prejuízos podem alcançar.

Para que os percevejos deixem de ser um dos principais problemas da lavoura, a Syngenta desenvolveu uma ferramenta de manejo eficaz: Engeo Pleno® S. Com tecnologia testada e comprovada, o produto proporciona a produtividade da lavoura e combate a ação dos inimigos do milho.

Com tecnologia Zeon, que possibilita o rápido controle de insetos e o longo controle residual,

Engeo Pleno® S possui amplo espectro e realiza o controle eficaz das pragas sugadoras do milho. Estudos atestam seu desempenho superior em relação a outros produtos do mercado, com o combate de percevejos em menor tempo.

Com efeito de choque e residual prolongado ainda melhores, o inseticida da Syngenta promove excelente controle de ninfas e adultos, sendo a ferramenta mais indicada para as primeiras aplicações.

Não aposte na sorte para uma lavoura bem sucedida. Tenha resultados efetivos com Engeo Pleno® S, que faz parte do portfólio completo de soluções da Syngenta para a máxima produtividade da lavoura. Afinal, a empresa se mantém ao lado do produtor, oferecendo suporte para os diferentes momentos da cultura e contribuindo para um manejo de pragas mais eficiente.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.