O controle do complexo de lagartas que atinge a soja não precisa mais ser tão difícil. Parte das soluções da Syngenta, Proclaim age com eficiência no campo e tem resultados de sucesso comprovados.

A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde o plantio até o momento da colheita e é durante o seu desenvolvimento que as pragas mais ameaçadoras incidem na lavoura. Reconhecer essas ameaças o quanto antes, é a melhor forma de evitar que a cultura perca qualidade e produtividade.

Lagartas de difícil controle

Entre as lagartas que mais causam prejuízos na lavoura estão:

  • Lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens)

A espécie mais importante no complexo de falsa medideira, a Chrysodeixis includens, pode comprometer até 60% da produção da lavoura. No início de seu ciclo de vida, elas raspam as folhas e, conforme se desenvolvem, se alimentam de todo o limbo, deixando para trás apenas as nervuras.  As folhas atacadas ficam com aparência de renda, uma característica que ajuda na identificação da incidência da praga na lavoura;

Lagarta falsa-medideira

  • Helicoverpa (Helicoverpa armigera)

De nome científico Helicoverpa armigera, a lagarta helicoverpa é uma praga emergente, isto é, possui hábitos subterrâneos, o que a torna uma ameaça ainda mais complexa de ser combatida. Trata-se de uma espécie polífaga, ou seja, que se alimenta de diversas espécies de plantas e os danos causados à soja podem chegar aos 40%;

Helicoverpa armigera

  • Lagarta das folhas (Spodoptera eridania)

A Spodoptera eridania, também chamada de “Lagarta das folhas” e “corda-de-viola” tem mais incidência na região Centro-Oeste do país, sendo uma praga de final de ciclo na cultura da soja. Os prejuízos causados por ela podem comprometer até 60% da produção, caso o controle não aconteça de forma assertiva e ágil.

Lagarta das folhas

  • Lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus)

A lagarta elasmo é uma praga polífaga, que ataca mais de 60 espécies de plantas, causando sérios danos. As perdas atribuídas ao ataque desta praga variam de 20% até a destruição total da lavoura em condição de alta infestação. Normalmente, o ataque é percebido através das inúmeras falhas na lavoura.

Lagarta elasmo

Proclaim: a solução mais temida pelas lagartas

O investimento em uma ferramenta que auxilie no manejo deve levar em consideração o custo-benefício que ele proporciona para a lavoura, além dos resultados já comprovados daquela solução. E a ação superior de Proclaim é atestada em diversas regiões produtoras do país.

“Tive um problema sério de lagartas na minha lavoura, tendo de 7 a 8 lagartas falsas-medideiras por batida. É um produto que funciona muito bem porque tem um bom residual. Economicamente também é muito viável. As misturas de outros produtos da concorrência não foram tão satisfatórias como ele”, contou o produtor Francisco Limberger, de Rio Pardo (RS).

O gerente técnico da Agrícola Xingu, Caio Siqueira, também testou e comprovou os benefícios do inseticida da Syngenta. “A gente usa Proclaim nas nossas lavouras porque ‘ele é seguro e de amplo espectro. Ele mostra bastante eficiência nas aplicações e no controle das principais lagartas que temos nas lavouras.”

Acesse eficiência comprovada por quem mais entende do assunto e confira os resultados obtidos por outros produtores que investiram em Proclaim.

Com resultados superiores na ação contra a falsa-medideira em diversas regiões produtoras de soja do país, o inseticida Proclaim, da Syngenta mostra a que veio, solucionando problemas enfrentados pelos sojicultores.

Proclaim é um inseticida com rápida ação de choque, altamente seletivo aos inimigos da lavoura, agindo de forma rápida, assertiva e com autoridade, controlando as lagartas de difícil controle em diferentes estádios do seu desenvolvimento.

Sua ação translaminar é um dos diferenciais do produto. Seja na parte superior ou inferior da folha, Proclaim, da Syngenta, controla a praga e protege a superfície foliar. Para obter bons resultados na lavoura, o inseticida é a principal indicação, em especial quando se trata dos estádios finais da soja, que antecedem a colheita e são, literalmente, um prato cheio para lagartas.

Proclaim faz parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, que investe constantemente em tecnologia e inovação, para trazer ao produtor as melhores ferramentas para o manejo antirresistência na soja.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.