O Brasil ocupa uma forte e ativa posição no mercado mundial da hortifruticultura: é o terceiro maior produtor de frutas, atrás apenas da China e da Índia, produzindo cerca de 45 milhões de toneladas ao ano, sendo 65% consumidos internamente e 35% destinados à exportação. Já o mercado de hortaliças é bastante diversificado, com uma maior expressividade na produção das culturas – batata, tomate, alface, cebola e cenoura –, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.

Além das variáveis colocadas pelo cenário econômico, parte da cadeia produtiva também está vulnerável às condições climáticas, que podem aumentar a incidência de pragas durante o cultivo, gerando prejuízos ao produtor. Por isso, ele deve optar por soluções de impacto na lavoura, como o controle de irrigação, a rotação de culturas, o uso de sementes e de mudas de boa qualidade sanitária e o controle de doenças e pragas desde o estádio inicial até a colheita.

As principais pragas do hortifrúti

Algumas culturas são mais suscetíveis ao ataque de insetos e ácaros, que podem causar perdas de até 80% à produção. Por isso, a ameaça de pragas é motivo de grande preocupação entre os produtores rurais, já que elas acometem desde as raízes até os frutos e folhas, afetando a qualidade e o rendimento final.

Mosca-branca (Bemisia tabaci)

É um inseto sugador que ataca diversas culturas, e tem muita relevância nas culturas do hortifrúti. Seus danos ocorrem através da sucção de seiva, injeção de toxinas e transmissão de viroses. Além disso, excreta nas folhas uma substância açucarada que favorece a formação de fumagina, causada pelo fungo Capnodium sp., que dificulta o processo de fotossíntese das plantas.

Mosca-branca

Sua reprodução ocorre, na maioria das vezes, de forma assexuada, em que cada fêmea é capaz de produzir até 300 ovos. O período entre a fase de ovo e a fase adulta dura em média 20 dias – por isso, o produtor precisa fazer o controle de forma rápida.

Ácaro-rajado (Tetranychus urticae)

É uma praga de grande importância pois afeta muitas espécies de plantas. As fêmeas apresentam duas manchas escuras no dorso, que facilitam a identificação da espécie, e formam colônias na face inferior das folhas, junto às teias produzidas pela praga. As plantas atacadas pelo ácaro-rajado exibem folhas com manchas prateadas na face inferior e áreas cloróticas na face superior, que avançam para manchas de coloração avermelhada, bronzeamento e necrose, até a queda da folha.

Ácaro-rajado

A praga se reproduz de forma sexuada e assexuada e passa pelas fases de ovo, larva, protoninfa, deutoninfa e adulto. Uma fêmea tem a capacidade de ovipositar cerca de 100 a 300 ovos ao longo da vida.

O ácaro-rajado pode ser disseminado por toda a lavoura através do vento, por meio de órgãos vegetais transportados por pessoas, pela migração de poucos metros por caminhamento dos ácaros e pelo abandono das folhas danificadas, devido à alta densidade populacional.

Mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis)

Cada fêmea de mosca-minadora é capaz de depositar de 100 a 130 ovos durante o ciclo reprodutivo, em um período de aproximadamente 30 dias.

Mosca-minadora

Os principais danos causados pela mosca-minadora ocorrem na fase larval, quando abre minas e galerias no interior do parênquima foliar e alimenta-se dos tecidos, destruindo a folha e provocando seu secamento. Além disso, as minas podem atuar como portas de entrada para patógenos que provocam doenças, prejudicando ainda mais a qualidade e o rendimento da cultura.

Saiba como controlar as pragas com Minecto® Pro

São inúmeras as ameaças que cercam as lavouras, e o estádio inicial  é o momento que exige a máxima atenção do produtor na difícil tarefa de proteger a produtividade. Por isso, a Syngenta traz Minecto® Pro, uma única solução inseticida que simplifica o controle de pragas.

Minecto® Pro é um inseticida e acaricida foliar, de amplo espectro de controle, que atua sobre diversas culturas. O produto possui dois princípios ativos, a Abamectina e Ciantraniliprole, que atuam de forma efetiva no manejo das pragas na lavoura. Sua formulação inovadora proporciona facilidade de aplicação e mais eficácia de controle, sendo uma excelente ferramenta no manejo antirresistência.

Combinação dos ativos: Ciantraniliprole e Abamectina

Legenda: combinação de dois ativos efetivos, Ciantraniliprole e Abamectina, no combate às principais pragas do hortifrúti

Além de ser uma única solução para diversas pragas, o inseticida da Syngenta oferece outros benefícios, tais como:

  • Amplo espectro de ação: controla ninfas e adultos de diversas pragas que atacam o hortifrúti;

  • Controle eficaz: age por contato e ingestão, para um controle mais rápido e eficiente;

  • Longo período de controle: tem ação translaminar e rápida absorção na folha.

Um dos desafios para promover lavouras cada vez mais produtivas é adotar as boas práticas agrícolas. Nesse sentido, a Syngenta oferece o melhor controle para pragas recorrentes na hortifruticultura, com uma formulação que age com rapidez, superioridade e otimização no combate.

A fim de auxiliar o produtor ao máximo, a Syngenta está presente em todos os momentos, com produtos de alta tecnologia para o sucesso da lavoura. Conheça todos nossos produtos acessando o portfólio completo.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro