Sobre a traça-da-batata

A traça-da-batata é um inseto lepidóptero, pertencente à família Gelechiidae, das mariposas. A traça afeta principalmente as plantas solanáceas, como a batata e o tomate.

O inseto adulto apresenta cerca de 10 a 12mm de envergadura, coloração acinzentada e manchas escuras. As lagartas são branco-rosadas, também com manchas. Os ovos da praga costumam ser colocados tanto nas folhas da planta quanto nos tubérculos, podendo afetar o campo e os depósitos de armazenamento.

Culturas afetadas pela traça-da-batata

A traça-da-batata afeta principalmente a batata, o tomate, a berinjela, o pimentão e também as plantações de fumo.

Danos causados pela traça-da-batata

As lagartas da traça-da-batata atacam as folhas até elas começarem a secar. Após esse ataque, as lagartas passam a atacar os tubérculos – tanto na lavoura quanto nos silos e armazéns –, que são totalmente destruídos pela praga.

Métodos de controle da traça-da-batata

O método de controle mais recomendado para a traça-da-batata é a aplicação de inseticidas registrados para as culturas afetadas.

Produtos indicados para o manejo da traça-da-batata

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo da traça-da-batata, o produto mais indicado é Ampligo.