Sobre a requeima

A requeima, ou mela, é uma doença causada pela espécie Phytophthora infestans, um oomiceto que se assemelha morfologicamente a um fungo. De alta incidência em praticamente todas as regiões onde as culturas de batata e tomate são cultivadas, essa agressiva praga é responsável por perdas que comprometem toda a produção.

O desenvolvimento desse patógeno é favorecido pelo clima úmido associado à baixa temperatura, quando ocorre a produção de um grande número de esporos móveis (zoósporos) que acarretam em mais infecções. Caso as condições de temperatura e umidade sejam desfavoráveis à espécie, o patógeno produz estruturas de resistência (oósporos) que garantem sua sobrevivência até as condições tornarem-se novamente favoráveis. 

Culturas afetadas pela requeima

As principais culturas afetadas pela requeima são as plantas da família Solanaceae, como a batata e o tomate. A espécie afeta também as culturas do pimentão, do cacau e da berinjela.

Danos causados pela requeima

A requeima é temida por sua alta capacidade destrutiva nos tomateiros e nas plantações de batata. A doença apresenta seus primeiros indícios em manchas pequenas e irregulares nas folhas. Em condições de temperatura entre 15 a 25°C e umidade elevada, as manchas evoluem rapidamente e tornam-se escurecidas, podendo causar necrose dos tecidos e morte dos folíolos. O aspecto de queimadura causado pela necrose é a razão pela qual a doença é chamada de requeima. Lesões semelhantes podem ocorrer no caule e pecíolos, causando a morte da porção dela que estiver acima da lesão.

Os frutos e tubérculos, por estarem próximos à superfície do solo, podem apodrecer por conta da doença, apresentando manchas escuras de consistência firme, com odor putrefato característico.

Métodos de controle da requeima

Para o controle da requeima são indicados os seguintes métodos de controle:

a) aplicação de fungicidas registrados para a cultura;

b) controle no plantio: evitar plantar em áreas com períodos prolongados de alta umidade; realizar um bom preparo de solo, eliminando restos culturais anteriores; evitar o plantio de outras hospedeiras próximas ao campo de produção principal e fazer o manejo adequado da irrigação de modo a diminuir a umidade nas folhas.

Produtos indicados para o manejo da requeima

A Syngenta conta com um portfólio de fungicidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Os produtos indicados para manejo da requeima são Bravonil e RevusOpti.

Imagens:

Requeima   Requeima