Sobre o psilídeo

O psilídeo é um inseto da família Liviidae encontrado principalmente em brotações, folhas e ramos de plantas cítricas. A fêmea pode colocar até 800 ovos, que se aderem às folhas das brotações. Na fase ninfal, alimentam-se de brotos novos.

A fase adulta do psilídeo mede cerca de 2mm de comprimento, apresenta coloração marrom e o corpo coberto por uma substância de aspecto poeirento. Suas asas são transparentes, com manchas escuras em formato irregular.

Culturas afetadas pelo psilídeo

As principais culturas afetadas pelo psilídeo são os citrus, como limão e laranja.

Danos causados pelo psilídeo

O psilídeo é o inseto vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp., responsável por causar a pior doença da citricultura da atualidade, o greening (huanglongbing/HLB). Essa doença, além de não ter cura, causa a queda prematura dos frutos e faz com que as árvores adultas doentes definhem ao longo do tempo.

Por serem insetos sugadores de seiva, os psilídeos também causam enrolamento das folhas e brotos retorcidos. Em casos de infestação intensa, ocorre o secamento dos ramos e redução da produção.

Métodos de controle do psilídeo

Para o controle do psilídeo, é indicada a aplicação de inseticidas registrados para as culturas.

Produtos indicados para o manejo do psilídeo

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo do psilídeo, os produtos mais indicados são:

Imagens:

glossario-de-alvos-psilideo   glossario-de-alvos-psilideo