Sobre a mancha de ramulária

A mancha de ramulária é uma doença causada pelo fungo Ramularia areola, que afeta principalmente o algodoeiro. A doença ocorre de forma generalizada em áreas sombreadas e úmidas. O Cerrado, onde está concentrada mais de 90% da produção de algodão nacional, é o maior foco das infestações, por conta da alta umidade. A incidência da doença é, inclusive, um dos fatores responsáveis pelo aumento dos custos de produção do algodão.

Culturas afetadas pela mancha de ramulária

A principal cultura afetada pela mancha de ramulária é o algodão.

Danos causados pela mancha de ramulária

A mancha de ramulária é a principal doença da cultura de algodão, podendo provocar uma redução de até 35% na produtividade. A infestação se intensifica principalmente em áreas onde não é praticada a rotação de culturas.

A doença provoca manchas de 1 a 4mm, em ambas as faces da folha, de coloração branca ou amarela e aparência pulverulenta, característica dos fungos. A mancha de ramulária também atinge a fase de formação de maçãs, o que reduz o crescimento das estruturas reprodutivas, implicando em perda de qualidade de fibra e até mesmo na podridão.

Métodos de controle da mancha de ramulária

Para o controle da mancha de ramulária, são indicados os seguintes métodos:

a) aplicação de fungicidas registrados para a cultura do algodão;

b) controle no plantio, através de rotação de culturas com espécies não hospedeiras, cultivares resistentes à doença, menor número de plantas por hectare e maior espaçamento entre linhas de plantio.

Produtos indicados para o manejo da mancha de ramulária

A Syngenta conta com um portfólio de fungicidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas ameaças. O produto mais indicado para manejo da mancha de ramulária é Bravonil 720.

Imagens:

Mancha de Ramulária é a principal doença do algodão   Mancha de Ramulária é a principal doença do algodão