Sobre a lagarta falsa-medideira

A lagarta falsa-medideira ganhou esse nome devido ao modo como se locomove, parecendo que está medindo palmos. É um inseto polífago, ou seja, que se alimenta de diversas culturas e tem um alto poder de proliferação, podendo se desenvolver, inclusive, em plantas hospedeiras.

Essa espécie se desenvolve no hemisfério ocidental, desde o norte dos Estados Unidos ao sul da América do Sul, sendo mais comum o seu ataque às lavouras de soja. O clima seco favorece ainda mais o ritmo acelerado do seu desenvolvimento, com a fêmea colocando até 700 ovos durante o ciclo de vida. As lagartas apresentam coloração verde-clara ao eclodirem e vão mudando para o tom verde amarronzado na fase adulta.

Culturas afetadas pela lagarta falsa-medideira

A lagarta falsa-medideira afeta diversas culturas, como:

Danos causados pela lagarta falsa-medideira

O principal dano da lagarta falsa-medideira é a desfolha das plantas, pois ao alimentar-se do limbo foliar, o inseto vai raspando as folhas, deixando-as fracas e com as hastes finas, até caírem. Estima-se que em uma lavoura de soja os prejuízos cheguem a até 60% de perda se o controle dessa espécie não for realizado a tempo.

Métodos de controle da lagarta falsa-medideira

É indicado o monitoramento periódico para acompanhar a evolução da população da lagarta falsa-medideira. Quando a densidade populacional atingir níveis de prejuízos econômicos, indica-se a aplicação do inseticida como modo de controle eficaz da proliferação dessa praga.

Produtos indicados para o manejo da lagarta falsa-medideira

A Syngenta oferece eficácia e tecnologia no controle às pragas, especialmente da falsa-medideira, e conta com um portfólio completo de soluções para auxiliar no manejo do produtor. Os produtos recomendados no combate à lagarta são:

Imagens:

glossario-de-alvos-lagarta-falsa-medideira   glossario-de-alvos-lagarta-falsa-medideira