Sobre a lagarta-do-cartucho

Lagarta-do-cartucho ou lagarta militar são os nomes dados ao estágio larval da espécie Spodoptera frugiperda. Uma das mais importantes pragas do Brasil, a lagarta-do-cartucho causa grande prejuízo econômico nas lavouras. No país, pode ser encontrada em todas as regiões produtoras de milho, mas está amplamente distribuída em todo o continente americano e em alguns países da África.

A larva apresenta cerca de 5cm de comprimento e coloração que varia de cinza-escuro a marrom. Para confirmar a espécie, observe se há quatro pontos escuros, formando um quadrado, no penúltimo segmento do corpo do inseto.

A lagarta-do-cartucho é desfolhadora e polífaga, afetando cerca de 100 diferentes espécies vegetais. Os danos são principalmente causados pela larva e pela mariposa adulta, responsáveis pela destruição das folhas e postura de ovos, que contribuem para a disseminação da praga.

Culturas afetadas pela lagarta-do-cartucho

A principal cultura afetada pela lagarta-do-cartucho é o milho, mas a praga também afeta o algodão, a soja, o trigo, o arroz e o tomate.

Danos causados pela lagarta-do-cartucho

A principal praga do milho apresenta alto potencial destrutivo devido ao seu rápido desenvolvimento e dispersão. Além dos danos nas folhas e no cartucho (miolo) do milho, onde podemos observar seus excrementos, a lagarta também pode afetar a espiga da planta. Os danos estimados podem variar de 20 a 60% de redução na produtividade.

Os sintomas da infestação de lagarta-do-cartucho são folhas e espigas danificadas e raspadas, cartucho destruído e perfurações na base da planta, causando o sintoma de “coração morto”. 

Métodos de controle da lagarta-do-cartucho

Para o controle da lagarta-do-cartucho, são indicados os seguintes métodos:

a) aplicação de inseticidas registrados para a cultura;

b) tratamento de sementes e uso de plantas geneticamente modificadas, com proteínas Bt;

c) controle biológico: associando os inimigos naturais Trichogramma e Baculovírus spodoptera, que parasitam os ovos das mariposas e facilitam o MIP da cultura do milho.

Produtos indicados para o manejo da lagarta-do-cartucho

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo da lagarta-do-cartucho, o produto mais indicado é Ampligo.

Imagens:

glossario-de-alvos-lagarta-do-cartucho   glossario-de-alvos-lagarta-do-cartucho