Sobre o caruru-roxo

Caruru-roxo, caruru branco e crista de galo são os nomes populares da espécie Amaranthus hybridus. Essa erva daninha é uma ameaça para lavouras, pomares e cafezais, competindo com a cultura dominante por nutrientes. Presente na Região Sul do Brasil, o caruru-roxo apresenta uma grande capacidade reprodutiva – uma única planta pode produzir até 117 mil sementes.

O caruru-roxo apresenta coloração verde, avermelhada ou púrpura, além de caule normalmente ramificado e altura que varia entre 20cm e 2m. Suas sementes têm formato circular, com medidas entre 0,7mm e 1mm de diâmetro e coloração que varia entre castanho e vermelho.

Culturas afetadas pelo caruru-roxo

O caruru-roxo é uma praga cosmopolita, ou seja, ataca diferentes tipos de lavoura, sendo as anuais as mais afetadas pela erva daninha. Algumas culturas afetadas pelo caruru-roxo incluem a soja, o milho, o feijão, a cana-de-açúcar e culturas de hortifrúti.

Danos causados pelo caruru-roxo

Além de competir por nutrientes nas lavouras atingidas, o caruru-roxo é um hospedeiro alternativo de nematódeos do gênero Meloidogyne e do vírus do mosaico do tabaco (TMV). Os danos causados pelo caruru-roxo podem provocar perdas de até 77% no plantio do algodão, até 79% na cultura da soja e impressionantes 91% na cultura do milho.

Métodos de controle do caruru-roxo

Para o combate do caruru-roxo, é indicada a aplicação de herbicidas registrados para as culturas.

Produtos indicados para o manejo do caruru-roxo

A variedade de herbicidas da Syngenta traz o suporte necessário para o manejo das plantas daninhas de difícil controle, amenizando os prejuízos causados. Para o manejo da trapoeraba nas culturas da soja e do milho, o produto indicado é Dual Gold, um herbicida pré-emergente de alta seletividade.

Imagens:

glossario-de-alvos-caruru-roxo   glossario-de-alvos-caruru-roxo

glossario-de-alvos-caruru-roxo   glossario-de-alvos-caruru-roxo