Sobre a broca da cana

A broca da cana é a principal praga da cana-de-açúcar e o principal ataque acontece ainda na fase larval. A fêmea coloca os ovos nas folhas ou nas bainhas das plantas e quando há a eclosão dos ovos, o inseto se aloja no interior do colmo para se alimentar dos tecidos da planta.

O ciclo total desse inseto dura de 58 a 90 dias, podendo chegar a ocorrência de 4 a 5 gerações anuais na lavoura. Quando adulto, a mariposa tem coloração amarelo-palha e manchas escuras nas asas anteriores e brancas nas asas posteriores.

Culturas afetadas pela broca da cana

Apesar de ser uma praga comum na cana-de-açúcar, a broca da cana também afeta outras culturas, como:

Danos causados pela broca da cana

Essa praga escava galerias no interior dos colmos que prejudicam o desenvolvimento da cana e interferem na produção e no teor de açúcar. Além disso, faz diversos orifícios que servem de porta de entrada para parasitas, bactérias e outras pragas.

Também pode causar falhas na germinação e perda de peso na cana, ocasionando o chamado “coração morto” com a seca dos ponteiros.

Métodos de controle da broca-da-cana

O controle da broca-da-cana deve ser feito utilizando as técnicas indicadas no MIP (Manejo Integrado de Pragas), com o monitoramento periódico da lavoura, o controle biológico utilizando a vespa parasitoide Cotesia flavipes e o controle químico com inseticida seletivo para combater os ataques da praga.

Produtos indicados para o manejo da broca-da-cana

A Syngenta oferece eficiência e tecnologia no controle das pragas na lavoura e conta com um portfólio completo de soluções para auxiliar o produtor no manejo assertivo. No caso da broca-da-cana, o produto desenvolvido para o combate da praga é Ampligo, que propõe ação imediata e maior tempo de proteção.

Imagens:

glossario-de-alvos-broca-da-cana   glossario-de-alvos-broca-da-cana