Sobre o ácaro-vermelho

O ácaro-vermelho é uma praga que atinge culturas diversas, com maior impacto na cultura de algodão. Os danos são similares aos problemas causados pelo ácaro-rajado (Tetranychus urticae), sendo que ambas as espécies são favorecidas por altas temperaturas e baixa umidade relativa.

Esses artrópodes são visíveis a olho nu e apresentam cor vermelha intensa. Seus ovos são inicialmente amarelos e translúcidos, tornando-se avermelhados e opacos em seguida. 

Culturas afetadas pelo ácaro-vermelho

O ácaro-vermelho afeta culturas diversas, sendo as principais:

Danos causados pelo ácaro-vermelho

O ácaro-vermelho é encontrado na face interior das folhas do algodoeiro e outras plantas, iniciando seu ataque pelas mais velhas. A praga tece grande quantidade de teia nos locais onde seus ovos são depositados.

É possível observar a infestação por conta de pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras das folhas, que posteriormente causam o total desfolhamento e queda. O ataque da praga se dá em reboleiras e os sintomas podem ser verificados nas folhas abertas do ponteiro.

Métodos de controle do ácaro-vermelho

O método de controle mais recomendado para interromper a proliferação do ácaro-vermelho é a aplicação de acaricidas, além de realizar amostragens com intervalos de 5 a 7 dias.

Produtos indicados para o manejo do ácaro-vermelho

A Syngenta conta com um portfólio completo para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas.

Para o manejo do ácaro-vermelho, os produtos mais indicados são Polo e Polytrin.

Imagens:

Ácaro-vermelho   Ácaro-vermelho