As doenças do hortifrúti podem causar prejuízos anuais superiores a R$ 8 bilhões. O míldio e a requeima, por exemplo, são doenças rápidas e agressivas que se desenvolvem, especialmente, em climas úmidos e com temperaturas amenas. Eles atingem folhas, hastes, tubérculos e, em alguns casos, até mesmo os frutos. Se não forem tratados rapidamente, podem se espalhar e dizimar uma lavoura inteira em poucos dias.

Para combater essas ameaças, a Syngenta desenvolveu Revus® Opti, fungicida que atua no controle desses patógenos, contribuindo para a manutenção da produtividade, qualidade e rentabilidade das lavouras. Continue acompanhando para saber mais sobre as vantagens da solução.

Atente-se às doenças do hortifrúti!

Antes de falar sobre a ação do fungicida da Syngenta, é importante que o produtor saiba reconhecer os sintomas e danos que essas doenças podem causar às lavouras de hortifrúti, além das condições favoráveis para o seu desenvolvimento.

Míldio (Peronospora destructor e Pseudoperonospora cubensis)

Míldio

O míldio ataca a cultura da cebola e das cucurbitáceas. O ataque ocorre principalmente nas folhas, mas também em ramos e frutos, causando grandes perdas econômicas. Os sintomas iniciais, que podem ser observados em qualquer estádio de desenvolvimento das culturas, são manchas cloróticas angulares, delimitadas pelas nervuras da face superior da folha.

Conforme a doença evolui, há um aumento na quantidade de manchas, que coalescem e adquirem coloração marrom (necróticas), o que prejudica o processo de fotossíntese da planta.

Na face inferior da folha, aparecem estruturas esbranquiçadas, que são os órgãos de frutificação do patógeno, os quais saem através dos estômatos. Por serem externas à folha, essas estruturas são disseminadas pelo vento e pela água.

O míldio ocorre sobretudo em condições climáticas de alta umidade e temperatura amena.

Requeima (Phytophthora infestans)

Requeima

A requeima é uma doença agressiva, de rápida disseminação e elevado potencial destrutivo, podendo causar destruição e perda total à cultura afetada em poucos dias. Ela pode ocorrer em todas as partes da planta e também em plântulas, logo após a emergência.

Os primeiros sintomas são o surgimento de manchas pequenas e irregulares, de coloração pardo-escura, com um halo encharcado que separa a lesão do tecido sadio. Em condições favoráveis ao seu desenvolvimento, as lesões aumentam rapidamente de tamanho e tornam-se mais escuras, podendo necrosar os tecidos e ocasionar a morte dos folíolos.

Sob condições de alta umidade, as frutificações do patógeno apresentam um crescimento esbranquiçado na face inferior da folha. A doença ocorre principalmente em tubérculos que estão próximos à superfície do solo, como a batata, causando manchas marrons sob a epiderme. Além disso, as plantas infectadas exalam um odor ruim característico.

O plantio de cultivares suscetíveis ou com baixos níveis de resistência, somado às condições de alta umidade e baixa temperatura (inferior a 20°C), favorece a ocorrência da doença. O patógeno sobrevive em restos culturais e em tubérculos doentes, podendo ser disseminado pela chuva, por ventos fortes e por implementos agrícolas contaminados.

Controle de míldio e requeima com Revus® Opti

O fungicida Revus® Opti foi elaborado a partir da combinação inteligente de Revus® e Bravonil®, unindo dois ativos com ação complementar – Clorotalonil e Mandipropamida. O produto protege as culturas de batata, cebola, tomate, melão, melancia e pepino com sua ação protetora e de profundidade (translaminar).

É absorvido na camada cerosa da planta, impedindo que seja levado pela chuva e, logo após a absorção, passa a agir internamente na folha, oferecendo a proteção de que a lavoura precisa. Entre os principais benefícios do fungicida, estão:

  • Controle superior com duplo modo de ação;

  • Mais praticidade em uma formulação única;

  • Maior tempo de ação, mesmo após a chuva.

Revus® Opti é apresentado em formulação do tipo SC (suspensão concentrada) e foi desenvolvido para o tratamento da parte aérea das culturas de hortifrúti, atuando em diferentes fases do ciclo das doenças.

Revus® Opti: controle superior comprovado

Todos os benefícios de Revus® Opti são traduzidos no campo em ótimos resultados de controle e produtividade, que comprovam o controle superior do fungicida da Syngenta contra o míldio e a requeima nas culturas de batata, tomate e cebola. Confira a seguir:

Infográfico - controle superior da requeima em batata

Infográfico - controle superior da requeima em tomate

Infográfico - controle superior do míldio na cebola

A Syngenta investe em tecnologia e inovação para apresentar um amplo portfólio que beneficia produtores de diversas frutas e hortaliças, contribuindo diretamente para o alcance de altos índices de produtividade com qualidade e extraindo o máximo potencial da lavoura.