Entre os desafios que tiram o sono do sojicultor logo no início da safra estão os ataques de pragas, doenças e nematoides, que podem causar grandes prejuízos na lavoura. Isso porque a germinação e emergência das plântulas são cruciais para a determinação do rendimento futuro da cultura e é preciso investir em tecnologias capazes de melhorar a proteção das sementes contra os principais inimigos da produtividade.

Para combater esses problemas de maneira mais prática e segura, é indicado investir em soluções que possam permitir a sanidade da cultura desde o início. E entre as tecnologias à disposição do produtor rural está o TSI (Tratamento de Sementes Industrial), que possibilita uma aplicação mais segura e de excelente qualidade na distribuição dos produtos por semente, contribuindo na prática pela manutenção do estande e uniformidade das plantas.

Esse processo tem papel fundamental em uma agricultura de alto rendimento e pode gerar ganhos substanciais.

Considerada uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras de soja, a tecnologia potencializa a genética e protege as sementes e plântulas de danos causados no período mais crítico da lavoura, quando a planta está mais sensível e exposta.

Estudos apontam que a semente tratada de forma homogênea e individualizada pode resultar em um aumento de 3 a 5 sacas em comparação a outros tipos de tratamento não realizados de forma industrial.

Entre as ameaças da lavoura que um tratamento de sementes industrial eficiente pode combater, estão:

  • Lagarta elasmo: ataca a lavoura na fase inicial e pode provocar a morte das plantas, reduzindo o estande da cultura;
  • Mosca-branca: produz toxinas e substâncias que favorecem a proliferação de fungos na planta;
  • Nematoide-das-galhas: provoca manchas em reboleiras e deixa as folhas com manchas cloróticas ou necroses entre as nervuras. Nas raízes atacadas, cria galhas, onde ficam as fêmeas;
  • Nematoide-das-lesões: causa lesões radiculares nas plantas, deixando as raízes danificadas, servindo de porta de entrada para bactérias e fungos, causando necroses e podridões;
  • Crestamento foliar e mancha-púrpura da semente: causado pelo fungo Cercospora kikuchii, ataca as folhas e, dependendo de sua intensidade, atinge também os grãos, reduzindo sua qualidade;
  • Mela: causada pelo fungo Rhizoctonia solani, a doença pode se manifestar em toda a parte aérea da planta afetada, principalmente nas folhas do terço inferior e médio, que ficam necrosadas com aspecto de meladas.

Avicta Completo: a tripla proteção para sua lavoura

Cercado de tecnologia e inovação, o TSI (Tratamento de Sementes Industrial) proporciona à semente um cuidado especial antes do plantio, possibilitando a emergência de plântulas de maneira uniforme.

Entre os benefícios da tecnologia, estão:

  • Uniformidade na distribuição dos produtos em cada semente;
  • Segurança e praticidade;
  • Proteção do potencial genético da cultura;
  • Estabelecimento do estande da lavoura;
  • Melhor enraizamento e germinação;
  • Maior produtividade.

Ciente das necessidades do produtor em todos os momentos da lavoura, a Syngenta desenvolveu o Avicta Completo, produto pioneiro e único a oferecer tripla proteção contra pragas, doenças e nematoides.

Combinação de Avicta 500 FS, Cruiser 350 FS e Maxim Advanced 195 FS, o produto é o parceiro ideal da semente de alta tecnologia e dos agricultores que utilizam híbridos e variedades de ponta e buscam alta produtividade nas lavouras de soja.

Sua ação na lavoura pode ser percebida visualmente, com emergência e estande de plantas mais uniformes e mais sadias e o fechamento das entrelinhas mais rápido em comparação a outros tratamentos.

Avicta Completo proporciona:

  • Agilidade e melhoria dos processos no plantio;
  • Máxima facilidade para o agricultor e
  • Redução do custo operacional e da perda de produtos.

Focado em oferecer uma solução completa para o TSI, a tripla proteção de Avicta Completo oferece mais conveniência e precisão ao produtor rural e maior proteção para a lavoura.

Acesse o portal para saber mais sobre a solução única para dar uma proteção completa para sua lavoura e conhecer o portfólio completo de soluções da Syngenta.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.