A cultura do feijão é de extrema importância no Brasil, considerado um dos maiores produtores mundiais do grão, afinal o alimento está presente na mesa de grande parte da população. Como seu ciclo de desenvolvimento é mais curto comparado às outras culturas, sua vulnerabilidade pode ser maior, o que faz do monitoramento uma estratégia fundamental para identificar problemas durante o cultivo.

Por isso mesmo, o agricultor deve estar atento para controlar as doenças que possam se infiltrar em sua lavoura e comprometer sua produtividade. A antracnose está entre as principais ameaças do feijoeiro, podendo causar danos irreparáveis, prejudicando até 100% da produção.

Contar com um fungicida altamente eficiente, que já vem pronto para combater as doenças do feijão, como Bravonil Top, da Syngenta, é uma solução assertiva para o produtor que quer ter em sua lavoura uma combinação inteligente, que proporcione alta produtividade.

Antracnose: não deixe que ela acabe com o seu feijão

Uma das principais doenças que atacam o feijão, a antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) causa sintomas observados em toda a parte aérea da planta, como lesões necróticas marrom-escuras nas nervuras na parte inferior das folhas, podendo apresentar também regiões cloróticas na parte superior.

doencas-do-feijao-como-mante-las-longe-da-lavoura

Nos ataques mais agressivos, as lesões provocam necrose parcial da folha. Outro ponto de alerta são as sementes infectadas, geralmente descoloridas, que podem apresentar injúrias levemente deprimidas e de cor marrom.

Veja como fazer as melhores escolhas com apenas um produto

Para controlar essa doença e contribuir para uma alta produtividade da lavoura, Bravonil Top é a mistura pronta de Difenoconazol e Clorotalonil que entrega seletividade, amplo espectro, conveniência e flexibilidade.

Considerado um produto eficiente no controle da antracnose, o fungicida da Syngenta oferece controle efetivo e é completamente seletivo, ou seja, age sem causar fitotoxicidade, e é conveniente, vindo pronto para a aplicação, podendo ser aplicado em todos os estádios da cultura.

 “Há tempos não tínhamos alternativa de controle, e Bravonil Top tem um amplo espectro, com a vantagem da seletividade. É um produto pronto e que nos traz mais tranquilidade”, afirma Helio Dal Bello,  produtor rural e consultor GTEC Feijão – Brasília/DF.

 

A performance superior da solução da Syngenta também foi comprovada por especialistas de Minas Gerais.

Bravonil Top é uma mistura de dois ingredientes ativos(…), apresenta boa seletividade à cultura do feijão, podendo ser utilizado em todo o ciclo da cultura, sem causar prejuízo”, disse Pedro Henrique, consultor da Cerrado Consultoria – Unaí/MG.

 

Bravonil Top é um lançamento inovador, sendo uma mistura pronta com multissitio, entregando para o agricultor amplo espectro de controle da antracnose com alta eficiência e conveniência. Tecnologia Syngenta indispensável para lavouras de alta produtividade.

Para promover o máximo potencial da produtividade na lavoura de feijão, conheça o portfólio Syngenta de proteção de cultivos para um manejo estratégico de pragas, doenças e plantas daninhas.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.