Que tal aproveitar este período de vazio sanitário em grande parte das regiões produtoras de soja no Brasil para planejar e investir em soluções eficazes para o controle de doenças para a próxima safra? Quando a produtividade da soja é o foco principal do produtor, os cuidados para encontrar um produto que ofereça os resultados mais rentáveis deve estar presente em todo o ciclo da cultura, inclusive antes do plantio.

A incidência de doenças na lavoura é um dos principais fatores que interferem na produtividade da soja, além de gerar prejuízos significativos para o produtor.

Por isso mesmo, investir em fungicidas que apresentam resultados superiores de produtividade, como Elatus, da Syngenta, é uma opção assertiva, já que a solução protege a lavoura antes que as doenças apareçam.

Antes de tudo, Elatus sempre

O impacto econômico das doenças causadas por fungos varia de região para região, dependendo das condições climáticas de cada safra. Mesmo assim, dependendo do ataque, o prejuízo pode chegar a perdas de até 100% da lavoura, a exemplo do complexo de doenças da soja, como:

  • Ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi);
  • Mancha-alvo (Corynespora cassiicola);
  • Mancha-parda (Septoria glycines);
  • Mancha-púrpura da semente (Cercospora kikuchii);
  • Mela (Rhizoctonia solani) e
  • Oídio (Microsphaera diffusa);

Na hora de escolher uma ferramenta para a realização do manejo ideal de todo o complexo de doenças da soja, o produtor deve estar atento a uma questão de extrema importância: os resultados na produtividade e rentabilidade gerados pelo produto.

Com base nos dados observados em mais de 1,5 mil propriedades em todo o Brasil, o fungicida da Syngenta Elatus apresentou resultados superiores em 771 áreas quando comparado com outros fungicidas, com a produtividade da soja de 2 sacas a mais por hectare.

Em outras 669 áreas, os índices de produtividade ficaram empatados e em apenas 123 foram registradas perdas.

doencas-da-soja-protecao-e-sinonimo-de-mais-produtividade

 

O levantamento apontou, também, que Elatus ofereceu proteção de 88% no controle do complexo de doenças da soja, enquanto outros produtos analisados chegaram a 74%. No caso da cercosporiose, os resultados obtidos com a solução da Syngenta foram ainda maiores: 90% ante 78% nas áreas onde foi aplicado Fluxapiroxade + Piraclostrobina.

Frente às mais de 120 milhões de toneladas de soja colhidas na safra 2019/2020 e à expectativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a colheita superior a 130 milhões na safra 2020/2021, todas as ferramentas utilizadas na lavoura precisam desempenhar suas funções da forma mais eficaz possível, com resultados comprovados.

Recomendado para o uso preventivo na lavoura, Elatus deve ser aplicado nas primeiras aplicações e sempre combinado com Cypress ou Bravonil 720 para alcance de produtividades ainda maiores. Juntos, estes produtos controlam todo o complexo de doenças presentes no campo.

Resultado do investimento em tecnologia e inovação, Elatus apresenta resultados superiores ao de outros produtos à base de carboximidas e oferece:

  • Controle do complexo de doenças da soja;
  • Alta seletividade e
  • Melhor opção nas primeiras aplicações.

Se a meta para a próxima safra é ter ainda mais produtividade e sucesso na lavoura de soja, antes de tudo, Elatus é a solução ideal. Acesse o site e conheça o portfólio completo de fungicidas  da Syngenta.

Através de soluções como esta, a Syngenta se mantém conectada ao produtor em todos os momento da cultura, do planejamento à colheita.