As doenças causadas por fungos nas lavouras de soja comprometem a sanidade da planta e o desenvolvimento da cultura. Com o avanço da tecnologia no campo, aumentam os resultados positivos em busca da prevenção de ameaças, como a ferrugem asiática e outras doenças de final de ciclo.

Uma pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que monitorou a evolução das principais doenças que atingiram a soja desde a safra 2014/15, a fim de compreender os impactos econômicos de sua incidência para o país, apontou que a ferrugem da soja pode gerar prejuízos de até R$12 bilhões.

Entre os problemas a serem enfrentados pelos produtores, estão as doenças causadas por fungos, que ocorrem de forma severa na lavoura de soja. Entre as principais ameaças da cultura estão:

  • Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi);
  • Crestamento foliar e mancha-púrpura da semente (Cercospora kikuchii);
  • Mancha-alvo (Corynespora cassiicola);
  • Antracnose (Colletotrichum truncatum);
  • Oídio (Erysiphe diffusa), entre outras.

O monitoramento é uma ferramenta importante no controle dessas e outras doenças que, geralmente, se tornam perceptíveis num período mais avançado de seu ciclo.

Prevenção desde o início do manejo de resistência

O que agrega valor ao manejo e pode contribuir para o controle de doenças é o uso de produtos que atuem na prevenção e proteção da planta desde o início do plantio, colaborando não só para conter a possível ação dos fungos, como para a sanidade da planta.

Neste contexto, Elatus, da Syngenta, auxilia o produtor rural no manejo de resistência de sua lavoura. O fungicida de contato e sistêmico controla o complexo de doenças da soja e é indicado para as primeiras aplicações.

Sua composição conta com as carboxamidas, aliadas do produtor que busca a prevenção da lavoura em todos os estádios do cultivo.

Segundo o pesquisador da Fundação-MT, Fabiano Siqueri, os resultados obtidos a partir do uso de Elatus nos ensaios de rede e no campo foram muito positivos. Ele destaca ainda a possibilidade do uso do fungicida sozinho ou combinado a outros produtos do portfólio, como Cypress, um importante aliado da Syngenta no combate ao complexo de doenças. “Isso consolida e coroa o trabalho que foi desenvolvido com muita energia e muita agilidade pela Syngenta”, concluiu.

A combinação dos dois fungicidas potencializou os resultados, combatendo as principais doenças da soja com maior segurança e controle.

Além disso, estudos de campo realizados em Uberlândia (MG), apontaram para o aumento de 1,47 sacas por hectare a produtividade em lavouras em que o produtor usou Elatus combinado a Cypress.

Em outras avaliações, produtores do Rio Grande do Sul que utilizaram Elatus combinado a outros produtos do portfólio também obtiveram melhores resultados, com um incremento de 7% de produtividade.

Tais índices reforçam que a utilização de Elatus antes de tudo protege a lavoura das doenças mais comuns na cultura e que podem gerar perdas de até metade da produção.

Com diferenciais que caracterizam a ação eficaz de sua aplicação, Elatus de destaca por diversas razões, como:

  • Alta seletividade;
  • Eficiência no controle do complexo de doenças da soja e
  • Melhor opção nas primeiras aplicações.

O fungicida da Syngenta tem modo de ação preventivo, que mantém a quantidade de inóculos baixa, favorecendo a sanidade da planta e contribuindo para o controle assertivo das doenças.

A Syngenta caminha sempre ao lado do produtor, em busca de manter a tecnologia e a inovação como aliadas dos bons resultados conquistados no campo. Para conhecer mais sobre as soluções para os diferentes momentos da lavoura, acesse nosso portfólio.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.