Está chegando a 17ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado no dia 18 de agosto. A celebração é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento Embalagens Vazias), de quem a Syngenta é parceira há mais de 20 anos na destinação adequada das embalagens.

A data foi instituída no calendário nacional por meio da Lei Federal 11.657, de 16 de abril de 2008 – e, desde então, cerca de um milhão de pessoas já participaram das comemorações. Assim como em 2020, a edição deste ano será online, para manter os protocolos de prevenção à COVID-19, com diversas atividades ao longo de toda a semana. 

Sistema Campo Limpo: o que é?

Presente na Lei 9.974/00, o conceito de responsabilidade compartilhada identifica o papel de cada membro na destinação adequada das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Os elos da cadeia, bem como suas atribuições, são representados por:

  • Agricultores: fazer a tríplice lavagem, inutilizar e devolver a EV (embalagem vazia);
  • Canais de distribuição: indicar o local de devolução na nota fiscal de venda, manter os locais de recebimento e receber as EVs;
  • Fabricantes: realizar a destinação final e a logística;
  • Poder público: fiscalizar, orientar e licenciar a operação das unidades de recebimento.

Em adição, canais de distribuição, fabricantes e poder público devem apoiar ações de educação e conscientização.

De acordo com dados do inpEV, de 2002 a 2019, a ecoeficiência do SLC (Sistema Campo Limpo) economizou energia suficiente para abastecer 5 milhões de casas durante um ano e evitou a emissão de 823 mil toneladas de CO2, o equivalente a 15 mil viagens de caminhão ao redor da Terra.

Fora isso, o Sistema já recolheu mais de 600 mil toneladas de embalagens, sendo que 94% das embalagens plásticas primárias de defensivos agrícolas comercializadas no país vão para reciclagem, segundo Marilene Iamauti, Gerente de Sustentabilidade do instituto.

“A missão do inpEV é atuar na conscientização e educação para que o produtor faça a sua parte e o Sistema Campo Limpo continue dando destino às embalagens de defensivos agrícolas de forma ambientalmente adequada”, afirma ela.

Parceria entre Syngenta e inpEV

O inPEV é formado por inúmeras empresas, entre elas a Syngenta, que foi uma das fundadoras do processo de logística reversa no instituto junto à principal recicladora, a Campo Limpo.

“É importante dizer que a Syngenta também aplica isso em seu trabalho: ela produz o defensivo agrícola, o produtor utiliza e lava essa embalagem, devolve em uma das unidades de recebimento do SCL e, após a reciclagem desse material, ela também o compra e utiliza em suas fábricas para embalar novamente o defensivo que ela produz”, ressalta Marilene Iamauti. 

Neste ano, os eventos para o Dia Nacional do Campo Limpo contam com uma programação que contemplará diferentes públicos. Entre as atrações, haverá homenagens aos produtores, programação voltada à educação infantil e apresentação de resultados da Campanha de Solidariedade. Confira a seguir: 

 

PROGRAMAÇÃO

16/08 9h | Lançamento DNCL 2021: vídeo Caminho da Embalagem – Economia Circular.

17/08 Durante todo o dia | Homenagens aos produtores nas centrais de recebimento.

Durante todo o dia | DNCL Solidariedade: entrega das doações nas instituições de caridades próximas às centrais de recebimento.

18/08 | No Canal Terraviva

11h às 12h30 | DNCL: Evento Oficial – Programa Dia a Dia Rural.

13h às 14h30 | DNCL: Programa Agro 360.

19/08 9h | DNCL Escola: vídeo Esquete Teatral para Crianças e Adolescentes, com a  participação de youtubers mirins.

20/08 16h | Encerramento DNCL 2021: vídeo com os resultados da campanha de solidariedade.

Além de sustentabilidade e conscientização, promover ações socioambientais é um dos valores desta edição. Para isso, foi criada uma campanha de solidariedade, alinhada à Campanha Agro Fraterno, que levará alimentos para diversas famílias que estão em situação de vulnerabilidade. 

Você pode ajudar levando a sua doação a uma das 96 unidades que estão distribuídas por todo o país – ou pode acessar a plataforma e fazer a sua contribuição online.

Mais do que reciclar, o inpEV e a Syngenta promovem uma economia circular, fazendo desse Sistema um modelo único e exclusivo do Brasil.

Quer saber mais sobre o Sistema Campo Limpo? Acesse a página do inpEV.