No dia 24 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Milho, uma cultura cultivada em grande parte do mundo, fundamental para o cenário econômico brasileiro. O milho é utilizado como alimento humano e ração animal devido às inúmeras fontes nutricionais presentes em sua composição, como carboidratos, proteínas, complexo de vitaminas B e minerais.

milho é matéria-prima para vários pratos da culinária brasileira, entre eles, cuscuz, mingau, pamonhas e polenta. Além disso, é usado na indústria como componente para a fabricação de amido, azeite, biscoitos, pães, maionese, bebidas e combustíveis.

Antes mesmo de chegar às nossas mesas, o protagonismo do milho começa no campo! Os grãos continuam destacando o Brasil no ranking mundial de produção e exportação da cultura. O milho é, hoje, a segunda principal cultura para o Brasil, ficando atrás apenas da soja, e os avanços tecnológicos no manejo da lavoura junto ao crescimento produtivo do milho safrinha colocaram a cultura em patamares elevados.

Previsão de bons resultados na safra 20/21

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados no relatório da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), o Brasil exportou 294,5 mil toneladas de milho em março de 2021.

Entre os fatores que contribuíram para que o milho se tornasse uma das mais importantes culturas do Brasil, estão:

  • Expansão da agricultura para o Cerrado;
  • Produtores em busca de novas tecnologias no campo;
  • Desenvolvimento de sementes adaptadas às condições climáticas;
  • Investimento em equipamentos de melhor desempenho e rendimento;
  • Adoção das boas práticas agrícolas no manejo do milho.

Isso proporcionou lavouras cada vez mais saudáveis e produtivas, otimizando, assim, a janela de plantio da cultura, o que impactou positivamente o crescimento do milho safrinha, que atualmente apresenta números superiores na colheita em comparação ao milho primeira safra.

 

4 CURIOSIDADES SOBRE O MILHO

  1. É o único cereal nativo do Novo Mundo.

  2. Foi base de sustentação das civilizações maia e asteca.

  3. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de milho.

  4. No Brasil, o Mato Grosso é o Estado com a maior área produtiva da cultura, seguido por Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Qual o objetivo do Dia Internacional do Milho?

Devido ao papel fundamental do cereal no contexto cultural e econômico, foi criado o Dia Internacional do Milho, comemorado em todo o mundo no dia 24 de abril, com o objetivo de homenagear o consumo e o cultivo do milho e de exaltar a grande importância nutritiva do cereal na alimentação.

O Dia Internacional do Milho também é celebrado pela representatividade cultural entre os povos das Américas e é marcado, geralmente, por grandes festivais em comemoração à cultura, com comidas típicas feitas à base do cereal e com exposição de artesanatos que usam a espiga e folhas como matéria-prima.

No mercado interno, o milho vem mantendo as altas cotações desde o último semestre de 2020, com aumento da demanda interna principalmente para o setor de produção de carne e etanol no Centro-Oeste. Já no mercado internacional, o cereal continua valorizado, com estimativa de 35 milhões de toneladas para exportação em 2021.

dia internacional do milho

Ciente da importância dos grãos para o agronegócio nacional e sempre junto ao produtor no campo, a Syngenta desenvolve tecnologias que contribuem para o manejo adequado do milho, do início ao fim do ciclo. Conheça o portfólio completo de soluções para extrair o máximo em produtividade.