A produção brasileira de soja na safra 2020/21 deve bater novo recorde, com uma estimativa de colheita de 131 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Para obter bons resultados, é necessário proteger a cultura do ataque de pragas, entre elas as lagartas, que interferem na sanidade da lavoura, diminuem a qualidade dos grãos e causam redução na produtividade.

Para isso, o manejo deve acontecer ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento. São diversas as espécies que podem atacar a lavoura durante todo o seu ciclo de desenvolvimento. Embora todas tenham em comum o hábito de se alimentar vorazmente da planta, em especial das folhas, identificar as diferenças entre cada uma delas – em especial as de difícil controle – e prever os prejuízos que podem causar é uma tarefa que exige conhecimento do produtor.

Desde o planejamento do plantio, é preciso investir em soluções que apresentem resultados concretos e positivos na batalha contra as lagartas de difícil controle. A solução para manter estas ameaças longe e ter uma lavoura mais produtiva tem nome: Proclaim, o inseticida da Syngenta que oferece rápida ação de choque e residual prolongado.

O mais temido pelas lagartas de difícil controle

A cultura da soja é ameaçada, em todas as regiões de plantio brasileiras, pelo ataque de lagartas de difícil controle. Entre elas, é possível destacar os danos causados pelas espécies:

●     Chrysodeixis includens, a lagarta-falsa-medideira: com desenvolvimento favorecido pelo clima úmido e pelas temperaturas baixas, esta lagarta ataca causando a desfolha das plantas, destruindo completamente o limbo foliar;

●     Spodoptera eridania, a lagarta das folhas: os danos causados por ela não se limitam apenas às sementes, sendo percebidos também em outras estruturas, como as folhas e

●     Helicoverpa armigera, a helicoverpa: o ataque da lagarta acontece de forma mais lenta, comprometendo principalmente as folhas e o caule da planta.

Todas as espécies citadas podem representar danos superiores a 40% da produção da lavoura de soja, além de comprometer a sanidade das plantas e o desenvolvimento da cultura, de acordo com o estádio em que o ataque ocorre.

Com alto efeito residual, o modo de ação de Proclaim no controle de lagartas é um diferencial para a realização do manejo de resistência.

O inseticida da Syngenta se destaca pela eficácia desde o início, além de combater o complexo de lagartas a partir da rápida ação de choque, que bloqueia a alimentação das invasoras poucas horas depois da aplicação na lavoura.

Além de sua rápida absorção foliar, o movimento translaminar dentro do tecido foliar protege o produto da lavagem pela chuva, proporcionando efeito residual prolongado.

Seu modo de ação é conhecido como ativador dos canais de cloro, que são comuns nos músculos e nas células nervosas dos insetos, levando à paralisia flácida da praga. A solução da Syngenta é a única com este mecanismo para controle de lagartas.

Autoridade máxima contra as lagartas de difícil controle e eficaz em todos os estágios de desenvolvimento, Proclaim é:

●     Uma ótima ferramenta de manejo antirresistência e

●     Altamente seletivo aos inimigos naturais.

Além disso, possui ação ovicida e larvicida, controlando as lagartas antes e durante a eclosão.

Proclaim é parte do portfólio de soluções da Syngenta que tem como objetivo estar sempre ao lado do sojicultor no combate às ameaças que comprometem a lavoura. Com produtos que auxiliam durante todo o ciclo, proteção e qualidade acompanham o produtor para os bons resultados em sua propriedade.

A inovação somada à tecnologia é o que permite que nós estejamos conectados, em busca dos melhores resultados para a potência do agronegócio, começando pela sua lavoura.