O milho é, juntamente com a soja, uma das principais culturas do Brasil. Nos últimos anos, essa cultura tem passado por diversas transformações, onde as inovações tecnológicas vêm contribuindo com a elevação da produtividade e da rentabilidade em todo o país.

Neste cenário de avanço tecnológico na produção de milho, nós da Syngenta apresentamos com a marca NK um portfólio de híbridos de milho bastante completo, atendendo todas as necessidades do agricultor.

Esse amplo portfólio NK permite que o produtor escolha a semente de milho que melhor se adeque às suas necessidades, tanto na questão de ambiente de produção quanto seu nível de investimento, permitindo maior produtividade e rentabilidade.

Para saber mais sobre esse portfólio, conversamos com Karime Nahass nossa Gerente de Produto Milho para o Brasil e Paraguai. Ela nos apresenta os principais híbridos de milho NK e quais são as características e especificidades de cada um deles.

Semente NK: Portfólio completo e que atende várias necessidades

O portfólio de milho da marca NK possui uma completa gama de híbridos, atendendo todas as necessidades do agricultor de acordo com o ciclo, ambiente de produção e nível de investimento que ele optar.

Esse portfólio permite ainda que o agricultor enfrente os principais problemas e desafios a ele apresentados. “Em nosso portfólio, o agricultor consegue encontrar híbridos super precoces, precoces e de alto e médio investimento, tudo isso aliado a produtividade e estabilidade. Há também híbridos tolerantes ao complexo de enfezamento”, indica Karime.

Além disso, nossa gerente ressalta que todo o portfólio NK está aliado a melhor biotecnologia do mercado VIPTERA. “Essa é a biotecnologia mais eficiente na proteção das lagartas da parte aérea, protegendo a produtividade e garantindo uma melhor eficiência operacional na fazenda de nossos agricultores”, explica Karime. 

20 híbridos de milho que atendem todo o mercado brasileiro

Hoje o portfólio da marca NK tem aproximadamente 20 híbridos, que atendem todo o mercado brasileiro, nas safras de verão e safrinha e sempre de acordo com as especificidades regionais e necessidade de cada agricultor.

Neste contexto, nossa gerente de produtos explica que é muito importante buscarmos o posicionamento correto para cada região. “Cada região tem uma característica diferente, seja em condições climáticas, condições de solo, altitude, adaptação. Avaliando todo esse cenário é importante termos o posicionamento refinado dos nossos híbridos e assim explorarmos o seu melhor potencial produtivo em cada uma das regiões. Para isso temos especialistas de desenvolvimento de mercado em todas as regiões do Brasil, fazendo testes e garantindo o melhor posicionamento dos produtos em suas regiões”, ressalta Karime.

Assim, entre os principais híbridos de milho da marca NK, nossa gerente de produtos apresenta alguns dos mais representativos:

NK505VIP3: Este é o híbrido lançamento da marca NK para este ano! É um híbrido que pode ser plantado no Verão e na Safrinha e em todos os estados do Brasil. Este híbrido é precoce, apresentando altíssimo teto produtivo e estabilidade tanto em baixas como em altas altitudes.

NK555VIP3: Este híbrido pode ser plantado tanto para a safra de Verão quanto na Safrinha. Hoje este híbrido tem uma comercialização mais forte na Região Central e Norte do Brasil. Também é precoce para quem busca produtividade, sem abrir mão da sanidade.

Nós também posicionamos esse híbrido para Silagem de alto investimento, o qual tem apresentado excelentes resultados de análise bromatológica, consequentemente vem dando excelentes resultados de litros/leite aos nossos agricultores e pecuaristas da região Central do Brasil”, complementa Karime.

NK522VIP3: Este é um híbrido exclusivo no mercado de Safrinha, sendo indicado para todo o estado do MT e MAPITO. Tem como benefício uma produtividade aliada a uma ampla adaptação em diferentes ambientes produtivos. Sua grande vantagem é ter tolerância ao estresse hídrico.

NK455VIP3: Este híbrido é exclusivo do mercado de Safrinha que vai para todo o estado do MT e MAPITO. Ele é super precoce a um ponto de o agricultor não precisar escolher entre precocidade e produtividade, pois ele abrange muito forte essas duas características.

NK422VIP3: Este é um híbrido que pode ser plantado no Verão e na Safrinha exclusivo para Região Sul. É um híbrido super precoce com altíssimo potencial produtivo e qualidade de grãos.

Nós também posicionamos esse híbrido para Silagem de alto investimento, o qual tem apresentado excelentes resultados de análise bromatológica e consequentemente dando excelentes resultados de litros/leite aos nossos agricultores e pecuaristas do Sul do país”, indica Karime.

NK488VIP3: Este é um híbrido que pode ser plantado tanto no Verão quanto na Safrinha em todas as regiões do Brasil. É um híbrido super precoce que reúne estabilidade produtiva e segurança com ampla capacidade de adaptação.

FORMULA VIP2: O Fórmula é sem dúvidas um dos híbridos mais conhecidos da marca NK. Este híbrido tem uma história de sucesso que agregou, e continua agregando, muito para agricultura do país.

Este é um híbrido que posicionamos preferencialmente nas regiões de safrinha para o agricultor que busca super precocidade com produtividade, aliando tudo isso a uma ampla adaptação com estabilidade produtiva”, complementa nossa gerente de produtos. 

FEROZ VIP3: Também tido como um dos híbridos mais conhecidos da marca NK, o Feroz é o híbrido mais vendido para silagem dentro do seu segmento. Tem um papel muito importante no mercado de médio investimento trazendo produtividade e estabilidade no mercado de grãos e também para silagem.

 

Novos híbridos serão lançados com a marca NK

Mesmo com um portfólio bastante completo, nossa gerente de produtos diz que a expectativa de lançamento de novos híbridos continua muita alta dentro da empresa. “Já estamos vendo excelentes híbridos nos nossos campos sendo testados e que vêm demostrando excelentes resultados”.

Karime explica ainda que dentro do pipeline de sementes da NK existe um time altamente capacitado para trazer cada vez mais híbridos com alto potencial produtivo e elevada sanidade.

Através de um robusto melhoramento genético podemos ter a plena confiança de fazer um desenvolvimento de mercado estruturado no primeiro ano, escolhendo os principais e mais influentes agricultores para experimentar em primeira mão esses novos híbridos e também as novas biotecnologias que estamos desenvolvendo”.

Mas, além dos híbridos atuais e dos novos híbridos com a marca NK, nossa gerente explica que também teremos nos próximos anos o lançamento de novas biotecnologias para o agricultor que estarão visando:

  • Aumento no espectro de controles de lagartas;
  • Melhor tolerância às condições de estresse hídrico;
  • Uma biotecnologia que visa benefícios na produção de etanol de milho, e também
  • Outros segmentos de híbridos para silagem.

Para o Brasil essa é uma conversa para um futuro próximo, mas nos EUA todas essas biotecnologias já são uma realidade”, explica Karime.