O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos EUA. Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no País foi de 3,5 milhões de toneladas, um incremento de 13,4% a cada ano. O aumento da produtividade foi de aproximadamente 34 kg por hectare por ano.

Por trás deste crescimento estão investimentos em pesquisas que trouxeram avanços e tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Hoje, o produtor conta com soluções inteligentes e integradas para enfrentar os principais desafios de produtividade e rentabilidade das lavouras.

Os bons resultados dependem de um conjunto de ações, entre as quais a proteção dos cultivos ganha cada vez mais importância. O manejo de doenças e pragas em todo o ciclo da soja é fundamental. Confira as principais estratégias e soluções indicadas pelos especialistas.

Escolha das sementes

Entre as inovações que proporcionaram um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes industrial (TSI) é uma estratégia crucial.  O agricultor que busca a máxima produtividade tem como opção o uso de sementes tratadas, grandes aliadas contra pragas e doenças logo na largada.

Para a cultura da soja, a Syngenta trabalha com duas principais variedades de sementes tratadas: Fortenza Duo e Avicta Completo.  É o tratamento de sementes mais completo existente no mercado, que controla lagartas tanto abaixo quanto acima do solo.

O Tratamento Industrial de Sementes (TSI) proporciona uma cobertura uniforme fundamental para oferecer à planta a possibilidade de expressar seu vigor e se estabelecer com estande ideal, que vai refletir em produtividade.

Manejo de ervas daninhas

As plantas daninhas representam hoje um dos principais problemas para a produtividade do agricultor no Brasil. As estimativas de perdas na produção de grãos podem chegar a 70% nas lavouras de soja em casos extremos de infestação, segundo dados da Embrapa Soja.

A estratégia de manejo começa com um levantamento da área para identificar as plantas daninhas, o nível de infestação, o tipo de herbicida adequado e o plano de aplicação. Sem isso, corre-se o risco de investir sem o retorno desejado e estimular a multiplicação de plantas resistentes a herbicidas.

A Syngenta dispõe de uma combinação de soluções que contribuem para o aumento da produtividade. Elas integram o Programa Lavoura Limpa, que reúne a eficiência tecnológica de herbicidas em um programa de manejo e monitoramento das plantas infestantes.

Proteção contra pragas

O manejo estratégico de pragas (MEP) é considerado uma das ferramentas mais eficazes para garantir a saúde das plantas. As lagartas e percevejos são as pragas que mais preocupam em todo o ciclo da soja. As ações integradas e no momento correto são fundamentais para bons resultados.

No portfólio Syngenta, a recomendação é o uso de Ampligo nas primeiras aplicações, principalmente para o controle de Spodoptera. Depois, na soja fechada ou em pré-fechamento, indica-se Proclaim, que é o produto mais inovador do mercado para o controle de lagartas.

Manejo de doenças

As doenças podem afetar consideravelmente a produtividade da lavoura. Entre elas, a mais importante é a ferrugem asiática. O fungo causador da doença (Phakopsora pachyrhizi), no entanto, vem adquirindo resistência, o que faz do controle dele um grande desafio.

Tendo como objetivo o controle adequado de fungos, tanto o da ferrugem quanto os de outras doenças, como antracnose, oídio e DFCs (Doenças de Fim de Ciclo), a Syngenta promove o Manejo Consciente. A iniciativa reúne estratégias para evitar a possível redução na sensibilidade dos fungos aos defensivos.

A Syngenta conta com um portfólio bastante robusto para o complexo de doenças, com Score Flexi nas primeiras aplicações, visando principalmente manchas, e no pré-fechamento da soja Elatus e Bravonil, o multissítio com eficiência superior, que menos sofre com lavagem de chuva e não entope os bicos. Posteriormente recomenda-se Elatus mais Cypress, que fecham todo o complexo de doenças. Este manejo é pensado para extrair ao máximo o potencial genético da soja..

Experimente o futuro com a Syngenta

Os produtores estão cada vez mais conectados às inovações capazes de melhorar o jeito como conduzem seus negócios no campo. Da escolha da semente, passando pelas soluções mais modernas de controle, até as tecnologias digitais, a busca por novidades para os desafios tem sido a tônica dos agricultores.

Pensando neste novo cenário, em 2019 a Syngenta convida o produtor a experimentar o futuro, inaugurando uma nova perspectiva de produtividade. Para isso, oferece um portfólio robusto e completo que reúne o que há de mais inovador em biotecnologia, proteção dos cultivos de ponta a ponta, ferramentas que otimizam a gestão, conhecimento e suporte em toda a jornada produtiva.