O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e um dos maiores desafios dos produtores durante o ciclo de desenvolvimento da lavoura é o controle das plantas daninhas, que impactam negativamente na produtividade, elevando os custos de produção.

O clima é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento dessas hospedeiras e, também, para o sucesso de uma lavoura, servindo como base para as previsões de futuras colheitas. A primavera – entre setembro e dezembro – é o momento em que as chuvas aparecem com maior incidência e o momento crucial para o desenvolvimento da cana-de-açúcar, demonstrando o que esperar do potencial produtivo da próxima safra. 

Em 2019, por exemplo, houve uma queda de temperatura no mês de julho em regiões predominantemente quentes, o que impactou diretamente na qualidade da matéria-prima final da cana-de-açúcar, como o acúmulo de sacarose na planta, base para a produção do açúcar.

Regiões com temperaturas quentes e a incidência de chuvas entre 1.100 e 1.500 mm distribuídas de forma adequada e abundante nesses meses de crescimento vegetativo, motivam o crescimento rápido da cana.

Entretanto, com o atraso das chuvas neste ano, é preciso redobrar a atenção em relação às plantas invasoras, já que elas se adaptam facilmente a ambientes de estresse hídrico, encontrando condições para o seu desenvolvimento.

Ao competir com a cultura principal por água, luz, espaço e nutrientes, as daninhas – se não controladas de forma efetiva – proporcionam uma redução significativa no rendimento da cultura e também levam ao decréscimo da longevidade do canavial, à diminuição da qualidade industrial da matéria-prima e à dificuldade nas operações de colheita e transporte.

Além de serem hospedeiras de pragas e doenças, as plantas daninhas aumentam as impurezas vegetais no canavial. Sua interferência pode ocasionar alterações fisiológicas na cana-de açúcar e, dependendo da intensidade, pode limitar o desenvolvimento da cultura, modificando a quantidade e a qualidade do caldo da cana e impactando no rendimento tecnológico. Dessa maneira, as alterações fisiológicas estão ligadas diretamente com a qualidade da matéria-prima para produção de etanol e açúcar.

O impacto na colheita mecanizada também deve ser levado em conta. As daninhas tornam a manutenção da cultura impraticável, pois os custos com a produção aumentam significativamente, principalmente com a presença das espécies de folhas largas.

Uma das ações de manejo para conter sua infestação é a escolha assertiva do herbicida para cana alinhada com a necessidade de cada lavoura. No entanto, é preciso atenção para esse momento, já que o uso de uma solução com tecnologia diferenciada, que possa ser aplicada nos diferentes ciclos da cultura, impacta diretamente na rentabilidade da safra na hora da colheita.

Resolva de verdade seu problema de daninhas pós-emergentes

No momento do aumento das chuvas, o uso de produtos que auxiliem a cana-de-açúcar a se desenvolver é imprescindível. Para controlar as plantas daninhas, a Syngenta desenvolveu Calipen SC, o herbicida pós-emergente que conta com uma fórmula inovadora que pode ser aplicada em todos os momentos da cultura.

Versátil na cultura da cana-de-açúcar, tanto para a cana planta como para a cana soca,  Calipen SC é eficiente no momento pré-colheita e pode ser aplicado via aérea, proporcionando alta seletividade e excelente resultado.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como controlar as daninhas e assegurar a sanidade da cana?

Cana: inovação no controle das daninhas nos canaviais

 

O herbicida da cana a favor de uma safra produtiva

Além da flexibilidade ao ser utilizado em todos os momentos da cultura, Calipen SC tem ainda outros diferenciais que o destacam no manejo da cana-de-açúcar:

  • Amplo espectro: excelente controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas;
  • Seletividade: importantíssimo principalmente no pré-colheita, é eficiente contra as plantas invasoras sem prejudicar a cana-de-açúcar;
  • Praticidade: baixas doses e menor volume de embalagem.

Uma lavoura limpa, produtiva e com boa rentabilidade é o objetivo de todo canavicultor. Na hora de controlar as plantas daninhas e favorecer o crescimento saudável da lavoura, opte por Calipen SC como a solução pós-emergente que pode ser aplicada em todas as situações da cana.

A Syngenta conta com este e outros produtos em seu portfólio completo, contribuindo com tecnologias que auxiliam o produtor dentro e fora do campo e, assim, alavancar a nossa agricultura em patamares ainda mais elevados na produção de culturas pelo mundo.