Na agricultura, o solo é parte fundamental do processo de plantio, pois é nele que se encontram atributos físicos, químicos e biológicos fundamentais para o crescimento das plantas e desenvolvimento pleno da cultura

O aparecimento de doenças de solo na fase inicial da lavoura de cana-de-açúcar pode acontecer através do ataque de fungos.

A mudança do método de colheita da cana-de-açúcar para mecanizada reforçou o sinal de alerta para que os cuidados fossem redobrados. Afinal, a manutenção da palhada no sistema pode favorecer o ambiente para a multiplicação dos patógenos, principalmente pela maior umidade e pela redução de temperatura e incidência de luz.

Dentre os principais fungos de solo que atacam a cana-de-açúcar temos: Fusarium moniliforme, Colletotrichum falcatum e Ceratocystis paradoxa. Ao controlar fungos de solo é possível:

  • evitar falhas de brotação e proporcionar uma população adequada de plantas no canavial;

  • acelerar e uniformizar o fechamento das linhas e entrelinhas;

  • melhorar o aproveitamento de mudas;

  • impactar positivamente a estabilidade produtiva e a longevidade do canavial.

Fungos: mantenha essas ameaças bem longe do seu canavial

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do agronegócio, matéria-prima para produção de combustível, energia e açúcar.

Para conquistar bons resultados no campo, o produtor deve se atentar a diversas ameaças. Entre elas, os fungos de solo, como o Ceratocystis paradoxa, causador da doença podridão-abacaxi, uma das mais temidas pelos canavicultores no momento do plantio da cana.

Os fungos de solo infectam a planta através de cortes e ferimentos nos toletes, provocando a baixa germinação das mudas recém-plantadas e a morte dos brotos novos.

Além das doenças causadas por fungos de solo, as doenças foliares também são causa de grande preocupação no canavial, pois podem  levar a grandes prejuízos à produtividade:

  • mancha-anelar (Leptosphaeria sacchari);

  • mancha-parda (Cercospora longipes);

  • ferrugem (Puccinia melanocephala);

  • ferrugem-alaranjada (Puccinia kuehnii).

Quando fungos de solo são o X da questão, Priori Xtra é a solução

Pensando no problema que a podridão-abacaxi e outros fungos podem causar na produtividade da cana-de-açúcar, a Syngenta desenvolveu Priori Xtra, um fungicida com ação sistêmica que pode ser aplicado direto no sulco de plantio.

Esse posicionamento tem como objetivo prevenir o ataque do patógeno no início do plantio e propor uma mudança no conceito de como as doenças devem ser tratadas. Ao adotar essa solução, o agricultor perceberá a diferença no arranquio, vigor, brotação e no menor número de falhas.

Além disso, Priori Xtra conta com uma formulação que traz estímulos fisiológicos às plantas, proporcionando vigor e incremento à produtividade.

No solo, Priori Xtra se destaca perante a outros do mercado pelo seguintes diferenciais:

  • Evita falhas de brotação e garante uma população adequada de colmos no estabelecimento do canavial em todas as janelas de plantio;            

  • Acelera e uniformiza o fechamento das linhas e entrelinhas;            

  • Impacta positivamente a estabilidade produtiva e a longevidade do canavial;            

  • É compatível com os principais inseticidas e bioestimulantes utilizados em sulco de plantio.

Comparativo Priori Xtra x concorrência

  • Priori Xtra traz como vantagem a sua flexibilidade de uso, pois além de ser aplicado direto no sulco, também pode ser usado em aplicações foliares, no qual se destaca os seguintes benefícios:

  • Controle: combina efeito curativo e preventivo em função da composição de sua formulação;

  • Eficiência: une alta sistemicidade e rapidez na translocação, agindo mais e por mais tempo;

  • Amplo espectro: altamente eficaz contra todo o complexo de doenças da cana-de-açúcar;

  • Sanidade: proporciona folhas mais ativas e, com isso, uma cana mais produtiva.

No infográfico abaixo, confira os cinco benefícios do fungicida da Syngenta:

Infográfico - cinco benefícios do fungicida da Syngenta

Confira os resultados de Priori Xtra

Veja as vantagens de Priori Xtra em percentual de severidade após inoculação com podridão-abacaxi quando comparado a outro fungicida disponível no mercado:

Infográfico - resultados de Priori Xtra

 

Resultado de aplicação de Priori Xtra em toletes – Plantio mecanizado

Os toletes foram tratados com fungicida por imersão e, logo após o tratamento, foram plantados em parcelas de 2 sulcos de 2 metros. Com avaliações visuais e fotos dos toletes cortados ao meio, foi verificado a ação dos fungicidas no controle de doenças comparando com a testemunha (sem tratamento). Local: Usina Caeté S/A, Fazenda São João – variedade VAT 90 212.

Resultado de aplicação de Priori Xtra em toletes 

Outros resultados comprovam a superioridade de Priori Xtra quando aplicado em diferentes modalidades. Veja nos gráficos a seguir:

Infográfico - comparativo entre modalidades de aplicação (% de falhas)

Em todas as modalidades de aplicação – sulco e calha, o fungicida da Syngenta obtém ótimos resultados. No próximo gráfico, observa-se que Priori Xtra tem a menor porcentagem de falhas nas plantas aos 60 e 180 DAA em relação à concorrência. O comparativo foi realizado na Região Centro-Sul do país, conforme abaixo.

Infográfico - porcentagem de falhas em relação à concorrência

Não deixe que as doenças do solo comprometam a produtividade da sua lavoura. Conheça o portfólio completo de produtos Syngenta e conte com as melhores tecnologias em todas as fases do plantio.