O agronegócio é um dos principais pilares econômicos do mundo e sua evolução nas últimas décadas não só aumentou a produção de alimento como também contribuiu para um cultivo mais sustentável e produtivo. No entanto, desafios como o controle de pragas é uma das grandes preocupações dos agricultores, que podem ter sérios prejuízos na lavoura.

Na cana-de-açúcar, por exemplo, cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), broca da cana (Diatraea saccharalis), Sphenophorus levis, pão-de-galinha (Diloboderus abderus), entre outros agentes, são responsáveis por verdadeiros estragos nas lavouras. A diminuição da longevidade do canavial, a perda de qualidade da matéria-prima e a redução da produtividade são os principais impactos que essas pragas causam. Além disso, a rápida infestação de algumas espécies torna o problema mais complexo, dificultando o controle.

Ciente dessa necessidade, a Syngenta implantou o programa Operação Praga Zero, que tem como objetivo orientar produtores sobre as melhores práticas durante todo o ciclo da cultura a fim de evitar futuras perdas em produtividade.

A ação começou com as culturas de soja e milho, obtendo resultados superiores dentro do campo e, agora, a Operação Praga Zero chega para auxiliar os canavicultores no manejo integrado de pragas, trazendo inovações e sustentabilidade ao setor sucroenergético.

Como surgiu a Operação Praga Zero?

Devido à alta ocorrência e proliferação de pragas nas lavouras de todo o país, foi constatado que em algumas regiões esses níveis atingem números alarmantes, causando preocupação entre os produtores, além de aumentar os custos de produção.

A iniciativa busca orientar os agricultores sobre as melhores práticas para manejar as pragas no campo, evitando perdas em produtividade. A Operação Praga Zero começou atuando inicialmente por meio de algumas equipes que visitavam as lavouras in loco, planejando ações efetivas que resultassem em melhorias imediatas na cultura.

Essas ações personalizadas fizeram com que os produtores aprimorassem o conhecimento sobre a biologia das pragas e pudessem ver na prática como as tecnologias envolvidas no controle desses insetos podem promover o desenvolvimento saudável de plantas, extraindo seu máximo potencial produtivo com um programa de manejo robusto.

Benefícios da Operação Praga Zero

Ao receber uma orientação situada e focada no problema que aflige cada lavoura, a Operação Praga zero leva a mensagem correta para dentro do campo a partir de uma análise profunda sobre os desafios de cada região.

Dessa forma, o produtor pode contar com inúmeros benefícios ao fazer parte desse programa, tais como:

  • Evitar perdas econômicas por conta da alta e rápida infestação de pragas.

  • Obter informações precisas sobre os níveis de infestação, destacando como a realização de um monitoramento constante contribui para o manejo de cada região.

  • Oferecer conteúdo relevante e atual aos produtores por meio de visitas, palestras, webinars e dias de campo.

  • Auxiliar na definição de uma estratégia eficaz e robusta para o controle de pragas.

Operação Praga Zero e a cultura da cana

Cana-de-açúcar

A Operação Praga Zero chega à cana-de-açúcar carregando na bagagem as experiências bem-sucedidas que teve em outras culturas, mas sem esquecer as particularidades importantes para a construção do manejo robusto de pragas na canavicultura.

Por ser uma cultura semiperene, a cana se adapta muito bem às regiões de clima tropical, quente e úmido, e tem capacidade de se desenvolver em diferentes tipos de solo e ambientes de produção, sendo que, geralmente, as áreas produtoras ocupam regiões extensas, o que dificulta o processo de manejo.

Um fato significativo nessas lavouras é a mudança no processo de colheita, que passou de manual a mecanizada. Apesar das inúmeras vantagens oferecidas por esse novo sistema, ele favoreceu o aumento populacional de algumas pragas, como a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), já que o inseto sobrevive debaixo da palhada, que cria um microclima favorável ao seu desenvolvimento por ocasionar a manutenção da umidade do solo.

Outras pragas de grande importância na canavicultura são o bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) e a broca-da-cana (Diatraea saccharalis), que causam sérios prejuízos à produtividade, além de serem consideradas pragas de difícil controle.

O que esperar da Operação Praga Zero para cana?

Praga Zero é um dos principais pilares que guiam a geração de demanda de cana-de-açúcar, levando boas práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) a fim de estabelecer inovações e sustentabilidade para o setor sucroenergético.

Dentro desse contexto, todas as ações estão alicerçadas em critérios técnicos para garantir maior eficiência no manejo de pragas da cana-de-açúcar, dentre os quais podemos destacar:

  • Biologia da praga: conhecimento do ciclo, potencial de danos e nível de controle.

  • Monitoramento: fundamentação para a correta tomada de decisão com relação ao controle.

  • Rotação de culturas: objetivo de quebrar o ciclo das pragas.

  • Plantio: utilização de mudas de qualidade e formação de viveiros em áreas livres de pragas.

  • Cultura: escolha das variedades mais recomendadas de acordo com a região.

  • Tecnologia de aplicação: garantia de melhor eficiência na utilização dos produtos, com posicionamento correto.

  • Manejo: integração de diversos métodos, como controle biológico e químico, além da rotação de ativos.

A partir disso, o programa contará com diversos materiais para elevar o conhecimento do produtor, como:

  • materiais técnicos sobre a cultura da cana;

  • vídeos explicativos com especialistas sobre cada solução;

  • webséries especiais sobre o problema de pragas na cana;

  • e-books como conteúdos para estudo e consulta.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro