A broca da cana (Diatraea saccharalis) é apontada como a principal praga da cana-de-açúcar, com incidência em todas as regiões produtoras do país. Seu ciclo de vida dura, em média, 60 dias, mas essa espécie de lagarta alcança o desenvolvimento completo já no 40º, quando chega a medir até 23 mm. O ciclo inteiro da praga pode resultar em quatro gerações por ano.

Ao penetrar na cana e abrir galerias, a broca pode causar uma série de danos, como a perda de peso da planta e a morte das gemas, ocasionando falhas na germinação da cultura. 

Dependendo da intensidade do ataque e do manejo utilizado para contê-lo, a broca da cana pode, ainda, levar ao tombamento da planta pelo vento e, em canas novas, causar o secamento dos ponteiros.

Os prejuízos ocasionados por essa espécie de lagarta podem chegar a R$ 8 bilhões ao ano, com base na perda estimada em torno de 0,8 a 1,2 tonelada para cada índice de intensidade de infestação final. 

Investir em soluções que ofereçam controle superior, com rápida velocidade de ação e longo período de controle, como Ampligo, é a alternativa certa e seletiva para manter a sanidade e produtividade do canavial.

Combinando Lambda-cialotrina e Clorantraniliprole, o inseticida para broca da cana da Syngenta promove sinergia e proporciona a alta eficácia de controle com seletividade que o produtor precisa. 

Ampligo oferece flexibilidade nas doses recomendadas para o controle da praga para adequação ao manejo de cada talhão, proporcionando o melhor custo-benefício para a usina e produtor de cana-de-açúcar. 

Contra a broca da cana: monitoramento e solução eficaz

A infestação da broca da cana pode ocorrer durante todo o ano e é por isso que o manejo deve ser feito ao longo de todo o período da cultura.

Identificar esta praga no tempo certo, antes dela perfurar a planta, pode levar a melhores resultados de controle do canavial.

 Confira abaixo o desenvolvimento da broca da cana:

cana-de-acucar-controle-a-broca-da-cana-com-superioridade

Ampligo: o seu verdadeiro amigo no controle da broca da cana

Sempre atenta às necessidades do produtor rural nas diferentes fases da lavoura, a Syngenta desenvolveu Ampligo, um inseticida de contato e ingestão que oferece controle superior no controle da broca da cana.

Com seu uso seletivo comprovado por especialistas, a solução oferece maior velocidade de ação e flexibilidade para proporcionar o melhor custo-benefício do mercado.

Entre os benefícios de Ampligo estão:

●     Ação imediata e por mais tempo: maior velocidade de ação e longo período de controle, pois basta uma aplicação para que a planta fique protegida por até 90 dias;

●     Eficiência e seletividade: não apresenta impacto significativo no número e na diversidade das populações de inimigos naturais da broca, como a Cotesia, e

●     2 modos de ação: apresenta controle superior e eficácia no manejo antirresistência.

Para um manejo integrado e controle eficiente da praga, é preciso estar atento durante toda a safra. E para proporcionar os melhores resultados no campo, a Syngenta conta com um portfólio completo de soluções. 

Confira o que a Syngenta pode fazer pelo sucesso da sua lavoura e, na hora de fechar de vez as portas para a broca da cana-de-açúcar, conte com o seu verdadeiro aliado no campo: Ampligo.

 Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.