Atento ao planejamento do próximo ciclo, o cafeicultor precisa se organizar e iniciar a busca por soluções inovadoras para a prevenção e o controle de pragas do café que incidem na lavoura. Ter acesso a ferramentas que auxiliem na proteção da cultura desde o início do ciclo é uma estratégia eficaz para manter a qualidade e a boa produtividade do café.

O grão semeado precisa de cuidados ao longo de todos os estádios, tendo em vista que ameaças como o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) podem comprometer mais de 70% da produção do café, além de afetar a sanidade da lavoura e a qualidade do grão.

Pragas que ameaçam o cafezal

O cafeicultor deve estar atento às características das pragas que causam danos para a lavoura e o monitoramento faz parte deste processo. Saber como identificá-las é o primeiro passo na escolha das melhores soluções de controle.

  • Bicho-mineiro

cafe-invista-em-precisao-no-controle-de-pragas

Antes de se transformar em mariposa (foto), o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), passa pela fase de lagarta. Neste período do ciclo, essa praga se alimenta das folhas do cafeeiro, cavando uma galeria ou mina, onde se aloja e passa por todo o seu desenvolvimento.

Seu ataque reduz a área foliar e, na maioria das vezes, provoca grande queda de folhas. Mais comum em plantas novas, o prejuízo imediato causado pelo bicho-mineiro pode gerar perdas de até 70%.

  • Broca-do-café

A broca-do-café (Hypothenemus hampei) é um besouro que ataca a coroa do fruto, perfura os grãos e, ali, deposita seus ovos. As larvas que nascem desses ovos se alimentam dos grãos do café, o que os danifica ou os destrói completamente. O ataque desta praga ocasiona danos significativos no peso dos grãos brocados, com perdas que podem chegar a 20% em momentos de alta infestação.

  • Ácaro vermelho

Praga específica do cafeeiro, o ácaro vermelho (Oligonychus ilicis) tem seus ataques mais intensos observados no período seco, com temperaturas não muito baixas.

As folhas atacadas adquirem um aspecto bronzeado e sem brilho e, em casos mais severos, ocorre a desfolha do cafezal.

Voliam Targo: preciso no controle das pragas do café

Combinando amplo espectro de ação no controle de mais de uma espécie de praga do café, Voliam Targo, inseticida e acaricida de contato e ingestão da Syngenta, é a ferramenta para a realização do manejo antirresistência na lavoura.

Flexível no período de uso e com boa seletividade, o produto oferece ao produtor um bom custo-benefício, com maior controle de pragas do café através de um número menor de aplicações.

Parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, Voliam Targo é uma solução que ajuda a extrair o máximo de sua lavoura, prezando sempre pela sanidade da plantação e pela qualidade do café.

Seus resultados, comprovados em pesquisas, contribuem para que todo o potencial produtivo da lavoura seja explorado. Confira o desempenho da solução da Syngenta no controle da broca-do-café:

cafe-invista-em-precisao-no-controle-de-pragas

Na avaliação realizada aos 90 dias após a aplicação, foi comprovada a excelente performance de controle de Voliam Targo em comparação a outros produtos. A obtenção de bons resultados se dá a partir do investimento em boas técnicas de aplicação, que faz parte do manejo assertivo no controle de pragas.

Seguir todas as instruções presentes na bula, respeitar o posicionamento do produto e o intervalo necessário entre cada aplicação, por exemplo, são práticas de extrema importância para que o inseticida desempenhe o seu papel na cultura do café.

Parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, Voliam Targo é uma solução que ajuda o produtor a obter os melhores resultados na lavoura.

Sempre ao lado do produtor, nosso maior objetivo é cooperar para que o cafeeiro alcance sempre os melhores resultados, passando com mais tranquilidade por todos os estádios da cultura.