O Brasil é o maior exportador mundial de café e está entre os principais consumidores da bebida. A cada três xícaras consumidas no mundo, uma vem das diversas regiões produtoras que o Brasil possui.

No dia 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, cultura que marca intensamente a economia, assim como a vida e a história de muitos brasileiros.

O café faz parte da rotina de muita gente, sua energia e aroma inconfundíveis está na memória de todos e o seu cultivo foi, por muito tempo, a locomotiva do desenvolvimento do país. 

Esta cultura faz parte da nossa história há mais de 150 anos e a produção e os processos que envolvem essa cadeia produtiva evoluíram com a chegada de tecnologias, novos processos e novas variedades… 

Com dedicação e capacitação, todos os envolvidos conseguem assegurar que todo o potencial de qualidade do grão seja aproveitado e potencializado, transformando um simples cafezinho em uma bebida com diferentes nuances de aroma, sabor, acidez. 

Segundo dados consolidados pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a estimativa para a safra atual está em cerca de 60 milhões de sacas

Entre os principais importadores do café brasileiro em 2020, estão EUA, Alemanha e Itália. A potência norte-americana adquiriu mais de 1,8 milhão de sacas, quase 20% do total exportado pelo Brasil, enquanto Alemanha e Itália importaram 1,7 milhão e 993 mil sacas do grão, respectivamente.

O Brasil é responsável por 47% da produção mundial do café arábica que, junto do conilon, representa as duas principais variedades do grão mais cultivadas por aqui. Na região Sudeste se concentra a maior parte do parque cafeeiro nacional. Clima, solo e altitude são os principais influenciadores do porquê esta região abrigar tão bem o cultivo do café.

Tempo de celebrar a cultura cafeeira 

Da mesma forma que faz parte da rotina e da história do Brasil, o café garante o sustento e o crescimento de muitas famílias, que investem em soluções, inovações e tecnologia para que a cultura continue evoluindo. 

Isso é resultado do manejo eficaz, realizado durante toda a cadeia do café. Mudanças radicais que trazem ganhos para toda as partes: para o consumidor, que passa a acessar uma bebida com mais qualidade e maior segurança alimentar, e para o cafeicultor, que consegue ser reconhecido pela qualidade e, dessa forma, é melhor remunerado com o valor agregado ao seu produto.

Tecnologia e inovação colaboram e interfere diretamente em todo os elos, do campo à xícara. E a Syngenta apoia esse trabalho, investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento para apresentar as melhores soluções para a produção de grãos de maior qualidade. 

No Dia Nacional do Café, a Syngenta celebra o valoroso trabalho de todos os cafeicultores que, dia a dia, dão o seu melhor no campo para levar ao mundo o melhor grão. Acompanhe no vídeo uma breve homenagem à história da cafeicultura brasileira e a todos os produtores, protagonistas dela ao longo de todos estes anos. 

E você, já tomou o seu café hoje?! 

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.