A aveia é uma gramínea de clima temperado, mas que pode ser cultivada sob diferentes condições climáticas, e compreende várias espécies. A mais conhecida e utilizada é a aveia branca (Avena sativa L.), que se destaca por ser um cereal com usos na alimentação humana, pelo teor de proteínas e fibras, bem como na alimentação animal, na forma de forragem, feno, silagem e como componente de rações.

No Brasil, o cultivo da aveia branca normalmente está relacionado à cobertura de solo, porém, vem despertando interesse em razão da valorização dos preços pagos pelo cereal.

Manejo e problemas na cultura da aveia

A aveia branca (Avena sativa L.) apresenta forte expressão no Sul do Brasil e constitui uma alternativa de produção para os agricultores na estação fria. Os Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os maiores produtores desse cereal.

Tendo em vista a relevância econômica crescente dessa cultura, o manejo ideal da lavoura se faz ainda mais importante, no sentido de diminuir perdas e aumentar a rentabilidade.

Para que a cultura expresse o seu máximo potencial produtivo, é necessário que as melhores práticas de manejo sejam tomadas em todas as etapas do ciclo, entre elas:

  • Preparo do solo;

  • Escolha das cultivares mais adaptadas à região;

  • Época de semeadura;

  • Espaçamento;

  • Manejo dos detratores de produtividade, como pragas, doenças e plantas daninhas.

Outro ponto importante na cultura da aveia branca é a adubação. O uso mais intenso de adubação nitrogenada para incremento da produtividade faz com que as plantas apresentem maior crescimento e desenvolvimento vegetativo, o que pode aumentar a ocorrência de acamamento. Esse fenômeno interfere na estrutura e traz diversos problemas e perdas para a produtividade da cultura.

O que é acamamento e quais seus efeitos?

O acamamento é uma característica indesejável dentro das culturas agrícolas, principalmente na cultura da aveia, pois ele é responsável por perdas no acúmulo de matéria seca, além de dificultar a colheita, afetar a qualidade do grão e reduzir o rendimento da lavoura.

É definido como o deslocamento da posição vertical do colmo, induzido por fatores genéticos aliados a fatores externos, a exemplo de vento, chuva, granizo, solo, densidade de plantas e técnicas de manejo. Isso provoca aumento do autossombreamento das folhas e uma maior proximidade das estruturas reprodutivas em relação ao solo, facilitando a incidência de doenças ao longo do ciclo.

A hora da colheita é outro momento relevante que sofre com a interferência do acamamento. Ele é agravado quando o sentido de percurso da colhedora é o mesmo que o da queda das plantas, dificultando ainda mais o corte e o recolhimento – e intensificando a perda de grãos durante a operação.

Uma das práticas empregadas no controle do acamamento de plantas é a utilização de reguladores de crescimento, visando reduzir o crescimento delas sem provocar diminuição do rendimento.

Assim, a escolha de um regulador de crescimento que seja eficiente e seletivo à cultura é de extrema importância para uma melhor condução da lavoura e para maiores ganhos em produtividade.

Moddus® agora também tem registro aprovado para a cultura da aveia

Sempre atenta às necessidades do produtor rural, a Syngenta apresenta o registro de Moddus®, um regulador de crescimento seletivo, que proporciona uma redução de porte das plantas, deixando-as mais eretas a fim de evitar o tombamento, para a cultura da aveia.

Moddus® já é conhecido nas culturas da cana-de-açúcar, como maturador, e também nas de trigo e cevada, visando reduzir o crescimento das plantas e o fortalecimento dos entrenós basais – e agora chega para utilização na cultura da aveia.

O produto é absorvido pela planta e passa a atuar seletivamente, através da diminuição do nível de giberelina ativa, induzindo a planta a uma inibição temporária ou a uma redução do ritmo de crescimento, sem afetar, porém, o processo de fotossíntese e a integridade da gema apical.

Entre os diferenciais da solução da Syngenta estão:

  • Estrutura: redução de altura das plantas, evitando assim o tombamento delas;
  • Seletividade: na aplicação e com tolerância a chuvas;
  • Produtividade: aumento da captação de nutrientes e maior produtividade.

Moddus® é eficaz na redução do acamamento em aveia branca, sem ocasionar prejuízos à produtividade ou à qualidade de grãos. Para um melhor uso do produto, é necessário seguir as recomendações da bula ou consultar um engenheiro agrônomo.

O objetivo de auxiliar o produtor no melhor manejo a fim de que tenha uma lavoura cada vez mais saudável, rentável e produtiva, a Syngenta conta com um portfólio eficiente. Para alcançar uma produtividade como nunca, conheça Moddus®: confiável como sempre.