Para proteger a lavoura do ataque das lagartas, que interferem na sanidade da planta, diminuem a qualidade dos grãos e causam redução na produtividade, o manejo deve acontecer ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento.

Em busca dos resultados mais assertivos para o produtor, a Syngenta conta com a ação de Proclaim, o inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle. Altamente seletivo aos inimigos naturais, a solução tem ação de choque e residual prolongado, controlando as pragas de forma rápida e certeira.

Sua ação translaminar comprova a superioridade de ação na lavoura. Seja na parte superior ou inferior da folha, Proclaim controla a praga, bloqueando sua alimentação em pouco tempo após a aplicação, e protege a superfície foliar.

Controle difícil? Não com Proclaim

As lagartas podem causar perdas de até 50% na produtividade. De rápido desenvolvimento, mesmo quando parcialmente controladas, elas podem retornar às lavouras ainda mais fortes e resistentes.

Quando atacam a cultura, se alimentam principalmente das folhas das plantas, causando a diminuição da área foliar, responsável pela fotossíntese, o que leva ao desenvolvimento irregular e insatisfatório da soja e, consequentemente, perdas na produtividade.

O monitoramento, a identificação da praga e a escolha do melhor produto para controle são estratégias fundamentais para o manejo assertivo, sendo imprescindível conhecer as ameaças a serem combatidas.

Entre as principais inimigas da lavoura que temem a ação de Proclaim, estão:

  • Chrysodeixis includens (falsa-medideira)    
  • Helicoverpa armigera (helicoverpa) 
  • Spodoptera eridania (lagarta das folhas)

 

Quer saber mais?

Autoridade no manejo antirresistência

O controle de algumas espécies de lagartas se tornou um desafio para quem produz, principalmente por consequência do manejo incorreto, fator que, quando combinado às condições favoráveis para o desenvolvimento da praga, resulta em prejuízos para o produtor, com queda de produtividade e sanidade da lavoura comprometida.

A ação de Proclaim é potencializada a partir do uso de adjuvantes, que auxiliam e fazem parte do processo de emulsão do produto e melhoram a estabilidade da mistura e o padrão de gotas formadas pelo bico dos pulverizadores, além de facilitar o transporte do líquido que chega de forma efetiva ao alvo, neste caso, a folha da soja.

Combinar a inovação e tecnologia de Proclaim aos benefícios que o uso de adjuvantes oferece é o caminho para se obter uma lavoura cada vez mais protegida e saudável.

Com cada vez mais pesquisas e investimento constante em inovação e tecnologia, a Syngenta possui um portfólio completo de soluções. Deste modo, estamos sempre conectados ao produtor, a fim de trazer as melhores soluções para o bom desenvolvimento da soja no Brasil.