Você sabia que cerca 40% da safra de um ano podem ser perdidos por conta do ataque de pragas? Por isso – e por tantos outros danos que esses inimigos da lavoura podem provocar – que a escolha do tratamento de sementes inseticida adequado é fundamental para a proteção do cultivo em sua fase inicial, período considerado o mais crítico e mais sensível por ter pouca estrutura vegetativa.

Escolher um tratamento de sementes inseticida para o milho que ofereça alta tecnologia e amplo espectro de controle é essencial para assegurar maior produtividade e uma estratégia certeira para manter as pragas bem distantes da sua plantação.

Ao encontro das expectativas dos produtores rurais por uma solução que proteja a cultura desde sua fase inicial, a Syngenta conta em seu portfólio com Fortenza Duo, tratamento de sementes que oferece proteção abaixo e acima do solo.

Compare os resultados e comprove os benefícios

Dentre as pragas que podem causar sérios danos à cultura do milho estão o percevejo-barriga-verde, as lagartas, tripes e corós.

O percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus) é uma das ameaças da cultura. Com alto potencial destrutivo, podendo gerar perdas de até 60% da lavoura, esse inseto sugador tem o hábito de se esconder embaixo da palhada e age a partir da introdução de um estilete no substrato das plantas, exige muita eficiência durante o manejo.

Outra praga que pode atacar o estande e comprometer a produtividade é a lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus), apontada como uma das principais ameaças das fases iniciais das grandes culturas. As perdas atribuídas ao seu ataque variam de 20% até a destruição total da lavoura, gerando enorme impacto na produtividade e na rentabilidade do agricultor.

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) também demanda atenção do produtor. Quando recém-eclodidas, elas raspam as folhas e se alojam no cartucho, podendo causar danos expressivos que se acentuam em períodos de seca.

Além disso, tripes (Frankliniella willamsi) e coró (Lyogenis fuscus) também são ameaças que, se não controladas de forma rápida e eficaz, podem comprometer a produtividade da lavoura.

Com coloração amarelada, os tripes ficam no interior do cartucho e podem causar danos significativos em anos de estiagem que ocorrem logo após a emergência das plântulas.

Estes insetos raspam o limbo das folhas, que passam a apresentar aspecto esbranquiçado ou prateado e, sob altas infestações, levam ao murchamento das folhas e, caso não haja o controle adequado, pode ocorrer a morte das plantas.

Já os corós promovem murchas, secas ou ainda a morte do milho. Eles danificam sementes e também alimentam-se das raízes, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes, provocando o definhamento das plantas e redução da produtividade.

Para controlar estas pragas o produtor deve contar com a ação superior de Fortenza Duo, tratamento de sementes inseticida recomendado por especialistas para assegurar maior produtividade e o controle das ameaças abaixo e acima do solo.

Seus ingredientes ativos controlam o ataque desde a germinação, passando pela instalação da lavoura até a formação do estande.

Fortenza Duo se destaca por sua ação residual prolongada, que oferece controle durante todo o potencial produtivo, inclusive para novas biotecnologias, e protege o milho na fase mais agressiva das pragas.

Com ingredientes ativos como Ciantraniliprole e Tiametoxam, que controlam as pragas abaixo e acima do solo, protegendo as folhas com seu maior espectro de controle, a solução da Syngenta mantém a lavoura protegida desde o início do seu desenvolvimento.

Compare os resultados com e sem Fortenza Duo e perceba a diferença. E para conhecer os outros produtos do portfólio da Syngenta desenvolvidos para auxiliar o produtor rural nas diferentes fases da lavoura, basta acessar o portal.