O sojicultor que deseja um estande firme e forte desde o início, com proteção superior em qualquer situação, precisa conhecer as vantagens do TS (tratamento de sementes) com Fortenza®, a diamida da Syngenta. A solução oferece controle eficaz de lagartas e de outras pragas que atacam os estádios iniciais da cultura e comprometem o estande e o desenvolvimento das plantas.

Atualmente, essas pragas estão cada vez mais difíceis de controlar e, quando elas aparecem na lavoura, o dano pode ser elevado e irreversível. Portanto, proteger a cultura desde o início com um tratamento de sementes eficiente é fundamental para atingir o máximo potencial produtivo.

As diamidas são um dos grupos químicos mais modernos para o tratamento de sementes, atuando na liberação irregular do cálcio nas células dos insetos e induzindo uma contração muscular ininterrupta, que leva ao controle da praga. No mercado de tratamento de sementes atual, estão disponíveis dois princípios ativos dentro desse grupo: o Ciantraniliprole (CYNT), presente em Fortenza®, e o Clorantraniliprole.

São as características específicas dos ativos que distinguem as soluções que eles compõem quanto ao controle de pragas, à manutenção do estande e à produtividade na soja. A seguir, confira os principais diferenciais de Fortenza®.

1. A melhor diamida do mercado

Fortenza® diferencia-se por possuir a melhor e mais completa diamida disponível no mercado (CYNT), que apresenta uma série de vantagens em relação aos demais princípios ativos pertencentes a esse grupo químico.

O Ciantraniliprole conta com maior solubilidade e sistemicidade do que outros ativos, assegurando a performance do produto contra as pragas em qualquer situação de clima, incluindo os momentos críticos de déficit hídrico.

2. Amplo espectro de ação

A solução apresenta amplo espectro de ação, sendo eficiente no controle de diversas pragas iniciais da soja, tanto de solo quanto da parte aérea. Além do tradicional efeito sobre lagartas desfolhadoras, também apresenta ação sistêmica contra insetos sugadores.

Entre as pragas controladas eficazmente por Fortenza®, estão:

  • Coró (Lyogenis fuscus);

  • Helicoverpa (Helicoverpa armigera);

  • Lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania);

  • Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis);

  • Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus);

  • Lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens);

  • Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon);

  • Mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo b);

  • Tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus);

  • Vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa).

3. Proteção superior em qualquer condição climática

Fortenza® é 14 vezes mais solúvel do que outras diamidas. O Ciantraniliprole presente em sua fórmula possui características que promovem absorção e ação mais rápidas na planta, com controle mais eficaz, assegurando alta performance em qualquer situação climática. Dessa forma, o produto precisa de menos umidade no solo para ser translocado para a parte aérea da planta, sendo efetivo mesmo em condições de estresse hídrico.

4. Controle por mais tempo

As características do Ciantraniliprole também proporcionam o melhor efeito residual do mercado, mantendo o potencial de controle do produto por mais tempo e reduzindo quaisquer danos causados pelas pragas no período mais crítico da lavoura.

5. Estande firme e forte

Quando as sementes são tratadas com produtos eficientes e de alta tecnologia, as plantas ficam protegidas contra o ataque de insetos já nos primeiros momentos do seu desenvolvimento, favorecendo a germinação uniforme e promovendo um estande mais firme e forte para uma lavoura sem falhas.

Fortenza®: força para largar na frente

Estudos realizados em 2020 pelo Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta confirmam que a performance de Fortenza® é superior em relação à diamida Clorantraniliprole, trazendo melhores resultados para a lavoura e maior rentabilidade para o sojicultor. Confira a seguir:

Resultados FortenzaResultados FortenzaResultados Fortenza

Fortenza® é o tratamento de sementes inseticida que protege a sua lavoura desde o início, mantendo o estande firme e forte para um bom desenvolvimento ao longo do ciclo e contribuindo para atingir altos índices de produtividade.

Sempre inovando com o objetivo de desenvolver as melhores soluções para o produtor, a Syngenta possui um portfólio completo de soluções para a cultura da soja. Confira!